Quem nunca esqueceu de pagar uma conta ou, pior, calculou mal a grana do mês e deixou passar um boleto? Em muitos casos, a empresa para qual você está devendo pode incluir o seu CPF em uma lista de inadimplentes, como a do Serasa, que são utilizadas como referência por bancos e outras instituições na hora de oferecer crédito e empréstimos, por exemplo.
Caso o seu nome conste nessa lista, você terá problemas para obter crédito, cartões de loja, financiar imóveis etc.
Embora seja uma situação problemática, “limpar o seu nome” não é tão difícil. A própria Serasa criou uma ferramenta chamada “Serasa Limpa Nome” que ajuda a resolver a situação online. A ideia é permitir que os usuários não apenas consultem possíveis débitos em seus CPF, mas também renegociem as dívidas com descontos e pagamento parcelado.
Ainda há poucas empresas que participam do sistema, mas ele abrange companhias de cartões de crédito, bancos, prestadoras de serviço de telecomunicações e instituições educacionais.
Como fazer
Assim, caso você tenha alguma dívida, vale a pena se cadastrar nessa plataforma. O procedimento é feito pela página do Limpa Nome, no site do Serasa.
- Nela, é possível tanto consultar o seu CPF quanto se cadastrar na plataforma. Para isso, clique em “Cadastre-se”.
- Também dá para entrar na plataforma utilizando os dados da sua conta Google ou do Facebook.
- Após se cadastrar na ferramenta, basta escolher “Listagem de ofertas” para checar se há propostas de renegociação relacionadas ao seu CPF.
- Já em “Meus acordos” dá para consultar dívidas renegociadas e também imprimir boletos de pagamentos de eventuais parcelamentos de débitos.
- Ainda no site é possível checar se há dívidas ativas em seu CPF que ainda não tiveram propostas de renegociação via a plataforma Limpa Nome. Isso pode ser feito clicando na opção “Serasa Consumidor”.
Caso haja débitos, mas nenhuma proposta de pagamento, o ideal é entrar em contato com a empresa para renegociar a dívida. A tendência é que cada vez mais empresas se cadastrem nesse sistema, o que deverá facilitar a vida tanto de quem tem contas a receber quanto de quem tem dívidas a pagar.
Fonte: UOL
Créditos: UOL