Ter o próprio negócio é o desejo de muitas pessoas, mas saber observar as oportunidades e ter determinação para aproveitá-las não é algo fácil para qualquer um. E foi assim, com muita perspicácia, que a empresária Neyla Venâncio conseguiu se tornar uma empreendedora de sucesso.
A paraibana, natural de Patos, teve o primeiro contato com vendas ainda criança, ajudando seu pai em um pequeno fiteiro que, na época, era de onde vinha a renda da família. Após a separação dos pais, aos 15 anos de idade, Neyla começou a vender roupas na escola para ajudar no sustento de casa.
“Desde criança comecei a entender que com um sorriso era possível fazer com que o cliente ficasse satisfeito. Compreendi que o bom atendimento era a fidelização da clientela. Aos 15 anos, por necessidade, comecei a vender roupa no colégio. A clientela foi crescendo. Interessante é que comecei tudo sem dinheiro, sem um único real. Mas existia pronta entrega na cidade que me deu crédito. Sempre tive credibilidade. Honrei com meus compromissos e assim consegui multiplicar o que ganhava. Depois, comecei a viajar para diversas cidades para comprar e vender roupa. Fiz isso até os 21 anos”, comenta Neyla.
Foi aí que ela foi convidada para ser sócia da família do futuro marido em uma empresa de que vendia calçados. No início, era tudo informal. A Karmélia foi formalizada em 2005. No ano seguinte, Neyla decidiu abrir, em parceria com a mãe, a loja Villa Vogue, voltada para roupas femininas. Durante 9 anos, Neyla e os sócios abriram 10 lojas em João Pessoa.
Grupo Neyla Venâncio
Aos poucos os negócios foram tomando novos rumos e a empresária decidiu acabar com a sociedade e criar uma nova marca. Em 2014, acompanhada da mãe, Francineide Venâncio, e do irmão, Lívio Venâncio, criaram o Grupo Neyla Venâncio, formado pela marca de calçado com o mesmo nome e pelas lojas Villa Vogue. Em 2017, após observar as tendências de mercado, a empreendedora lançou um e-commerce. Hoje são 5 lojas físicas e uma virtual. O site foi pioneiro na Paraíba no segmento de moda.
Formada em Jornalismo, a empresária atualmente está terminando uma Pós-graduação em Gestão Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas. Também foi selecionada entre 2800 candidatas para participar do projeto Aceleração Itaú Mulher Empreendedora, que seleciona 30 mulheres anualmente para incentivar o empreendedorismo feminino.
“A prática me ensinou muito a vender. Mas tive que aprender a ser gestora. O mundo vem passando por muitas mudanças. Não é o mercado local que é o nosso concorrente. Temos que ter a visão ampliada para o que está acontecendo no país, com foco no cliente e no nicho de negócio. Percebemos que precisamos fazer diferente para saber se posicionar diferente no mercado. Investimos no atendimento e no conhecimento. Hoje a gente procura ter um excelente produto com um preço justo, acessível. Custo-benefício sempre alinhado à tendência de moda, estilo e um excelente atendimento. Para isso, há uma busca incansável pelo conhecimento. Porque queremos, acima de tudo, uma equipe preparada”.
Até 2021, Neyla Venâncio planeja abrir mais três lojas nas cidades de Recife e Natal.
“As dificuldades foram mudando de acordo com as etapas da vida. A primeira foi ter crédito para começar o negócio. Depois foi formalizar e ampliar a empresa. Hoje nosso objetivo é crescer, mas com sustentabilidade e planejamento.
Olhar para todas as áreas da empresa e não apenas para a venda. Para todas as pessoas que estão começando um negócio eu diria para não ficar pensando no que não tem. É importante focar no pouco que tiver e buscar outra oportunidade. É se perguntar: o que posso oferecer às pessoas? O que sei fazer? Além disso, focar num canal de distribuição e no mercado, mesmo que você não tenha recurso. É sempre necessário estar preparado para novo momento e aberto às mudanças”, finaliza Neyla Venâncio.
Fonte: Ekonomy
Créditos: Ekonomy