Desde o dia 8 de dezembro, o Governo Federal iniciou o pagamento do Pis/Pasep. O primeiro saque de 2021 ocorre no dia 19 de janeiro, para os nascidos em janeiro e fevereiro.
Os valores para cada trabalhador variam de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2019. O saque pode ser realizado até 30 de junho de 2021.
O benefício do Programa de Integração Social (PIS) é depositado pela Caixa na conta poupança social digital. O trabalhador poderá movimentar o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem. Aqueles que não tiverem conta poderão gerar um token (chave eletrônica) no aplicativo para saques em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências. Já o Pasep é destinado para servidores públicos e o processo é controlado pelo Banco do Brasil.
Quem tem direito?
O trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, tem direito ao Abono Salarial 2020/2021. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na RAIS ou eSocial, conforme categoria da empresa.
Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. Os cidadãos que trabalham no setor público têm inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil.
A consulta do direito ao benefício, bem como do valor disponibilizado, pode ser realizada por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800 726 0207) e no site da Caixa.
Fonte: Polêmica Paraíba com IstoÉ Dinheiro
Créditos: Polêmica Paraíba com IstoÉ Dinheiro