Mais de 80 alunos da Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo, da cidade em Mogeiro, no Agreste paraibano, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pelo SENAI da Paraíba. Essa iniciativa faz parte do projeto “Arquiteto do Futuro”, uma metodologia pedagógica inovadora que visa incentivar os estudantes a refletirem sobre seu futuro pessoal e profissional.
O projeto “Arquiteto do Futuro” busca estimular o pensamento dos alunos sobre a evolução das formas de estudo, as competências necessárias para o mercado de trabalho e o impacto das mudanças tecnológicas no desenvolvimento de projetos inovadores. Durante a palestra, os alunos foram apresentados a conceitos importantes como as soft skills, habilidades essenciais no mercado de trabalho atual, incluindo criatividade e resolução de problemas. Durante a programação também foram abordados princípios sobre a mudança tecnológica e seu impacto na educação e nas profissões do futuro.
O professor de Ciências Biológicas, Linaldo de Oliveira, também faz parte da metodologia e ficou entre os 10 ganhadores do prêmio Educador do Futuro em 2022. “Ter a oportunidade de fornecer de promover uma troca significativa de conhecimentos, com profissionais do ramo da inovação e indústria, fortalece a construção de uma educação integral dos alunos, que possibilita o preparo para o mercado de trabalho e também para o estímulo da criatividade”, afirma o docente.
A participação do SENAI Paraíba no projeto reforça a importância da parceria entre instituições de ensino e entidades formadoras, visando oferecer uma educação de qualidade, e contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o sucesso pessoal e profissional dos alunos.
“A palestra do SENAI foi uma etapa valiosa desse projeto interdisciplinar, onde os participantes puderam refletir sobre seu futuro pessoal e profissional, abordando soft skills e o impacto das mudanças tecnológicas, colocando o aluno como autor do próprio conhecimento”, destacou Audray Silveira, professora e uma das responsáveis pelo projeto.
O SENAI Paraíba, em parceria com o Instituto Alpargatas, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura maker nas escolas. Essa colaboração tem resultado em benefícios significativos para os estudantes e para a comunidade escolar. Em 2022, o SENAI foi um dos apoiadores na elaboração do programa “Era Stream”, uma feira de ciências e matemática, para desenvolver práticas de tecnologia e inovação. O projeto se classificou em 2º lugar no Prêmio EDUCBANK 2022, na categoria Inovação nas Escolas e Suas Tecnologias.
“O laboratório de inovação e sustentabilidade educacional nasce com a intenção de trazer para dentro da escola pública a inovação e a criatividade, aliadas ao protagonismo e ao desenvolvimento das habilidades e competências para o futuro. Por meio da parceria entre o Instituto Alpargatas e o SENAI Paraíba, de forma pioneira, a cultura maker sai da realidade interna do SENAI para implantação como projeto-piloto na escola pública em Mogeiro”, enfatizou o diretor-executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.
Além da Escola Municipal de Mogeiro, o projeto em parceria com Alpargatas também se estende para outras instituições públicas de ensino nos municípios de Cabaceiras, Queimadas e Ingá.
O que é a Cultura maker?
Esse movimento estimula o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais como criatividade, proatividade e autonomia na resolução de problemas, envolvendo o conceito do “faça você mesmo”. A cultura maker tem se fortalecido, sobretudo no espaço educacional, como uma estratégia fundamental para o processo de aprendizado.
Com o projeto que visa desenvolver a cultura maker na realidade escolar, a Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo abre um leque de oportunidades para o aprendizado e formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro, desenvolvendo habilidades de reaproveitamento de materiais em projetos inovadores, incentivando a atuação colaborativa dos alunos na proposição de soluções sustentáveis em problemas apresentados pela sociedade e proporcionando aos alunos um diferencial importante para a formação, ressignificando o processo de aprendizado a partir do seu protagonismo.
“O Instituto Alpargatas reitera a importância da parceria profícua com o SENAI Paraíba e a prefeitura de Mogeiro, por meio da Seduc. Uma parceria que reforça a garantia de direitos à educação de qualidade para todos. Com o projeto possibilitamos uma aprendizagem baseada no empreendedorismo, no protagonismo e na inovação”, ratificou Berivaldo.
O laboratório de inovação e sustentabilidade educacional, fruto dessa parceria, busca introduzir inovação e criatividade nas escolas públicas, incentivando o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Assessoria