Nesta segunda-feira, (11/11), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, Cassiano Pereira visitou uma Usina de beneficiamento de algodão orgânico, que é mantida pela Cooperativa dos Agricultores do município de Ingá e Região – Itacoop.
A cooperativa fundada em 2021, reúne cerca de 60 agricultores que se dedicam a Cotonicultura Orgânica. Na ocasião, o presidente da FIEPB, conheceu o trabalho desenvolvido pelos cooperados que além do plantio, se dedicam ao beneficiamento do algodão, numa usina instalada na cidade de Ingá, onde o produto é despolpado, a semente é retirada, e a pluma é encaminhada para o Instituto SENAI Têxtil e Confecção, em João Pessoa, onde é transformado em fios, e encaminhado para a indústria.
“Muito importante o trabalho realizado pelos agricultores da Itacoop, que resgataram a cotonicultura aqui no município de Ingá, com um olhar para a sustentabilidade. Essa produção além de gerar emprego e renda para o município, tem o diferencial de não impactar o meio ambiente, e isso acaba gerando maior valor agregado ao algodão e aos produtos feitos a partir dele. Por isso vim conhecer e colocar o SESI, o SENAI e o IEL à disposição da Cooperativa”, destacou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.
Em 2023, a Itacoop beneficiou cerca de 45 toneladas de algodão orgânico, produto que é comercializado com as indústrias da Paraíba, para a produção de linhas, tecidos e fabricação de roupas e acessórios, hoje vendidos em vários estados do Brasil, e até no exterior.
Assessoria