Dados históricos

Estudantes do IEL realizam visita ao Museu do Tribunal de Justiça da Paraíba

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Paraíba - Um passeio pela memória da Justiça da Paraíba foi o percurso vivenciado por um grupo de estudantes do Programa Jovem Aprendiz da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), durante uma visita ao Museu do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), realizada nesta segunda-feira (24), em João Pessoa. 

Entre os dados históricos disponíveis no acervo, um dos documentos que chamou atenção dos estudantes foi um processo judicial, do Tribunal do Júri da Comarca de Princeza (atual Princesa Isabel), do ano de 1929, como uma petição de denúncia contra Virgulino Ferreira, popularmente conhecido como Lampião.

Para a estudante Bianca Carla Rosa, de 19 anos, a experiência de estar no museu e poder ter acesso a essas informações despertou, ainda mais, a curiosidade e admiração pelo universo jurídico. “A conservação de tudo também é muito bacana. Sou estudante de Direito e gosto desse ambiente. Pretendo trabalhar aqui futuramente, então, para mim está sendo uma experiência marcante”, complementou.

O professor Renildo Moraes foi o responsável por levar a turma ao Museu do TJPB e destacou a importância de proporcionar esse encontro dos estudantes com a memória da justiça paraibana, fazendo uma imersão nos trâmites do sistema judiciário, ao longo do tempo. “Eles veem, na prática, como é que funciona e saem muito animados, porque conhecem como a Justiça faz o seu papel de garantir o que é justo para a parte que está em julgamento”, disse. 

A turma foi recepcionada pelos servidores Marcos Alcântara e Patrício Fontes, que relataram a história de cada espaço visitado e, também, das peças que compõem o museu. A experiência da visitação do IEL é uma forma de aproximar o jovem do ambiente de trabalho, criando conexões com o mercado. 

Sobre o Museu do TJPB 

O Museu está localizado no Palácio da Justiça, prédio centenário que abriga a sede administrativa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), na Praça dos Três Poderes, Centro da capital. O espaço é um patrimônio histórico e cultural do judiciário paraibano, que conta aos visitantes significativos relatos da evolução da Justiça na Paraíba.

Assessoria