Na última semana, entre os dia 25 e 26, os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) das regiões Norte e Nordeste estiveram presentes no Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), um evento de dois dias que visou dialogar sobre às diretrizes para o desenvolvimento dessas regiões do país. O presidente do Crea-PB, Engenheiro de Minas Renan Azevedo; e a 1ª vice-presidente, Engenheira Civil Simone Guimarães, estiveram presentes no evento.
Com uma programação abrangente, o primeiro dia do evento abordou temas como os desafios enfrentados pelo setor da construção no presente e futuro, a importância da construção civil para a primeira infância, as articulações entre o governo federal e as secretarias de habitação dos estados, além de destacar o papel do Acre na integração regional com os países vizinhos e o apoio do Sebrae para aumentar a produtividade do setor.
No período da tarde a comitiva dos presidentes dos Crea’s, conheceram um pouco da história acreana em visita ao Museu dos Autonomistas ao lado do Palácio do Governo, onde logo após se reuniram com o governador Gladson Cameli. Na reunião com o gestor acreano, foi debatida a importância da união do Crea com o governo do Estado no avanço na área de infraestrutura nas regiões e como a engenharia contribui para uma gestão diferenciada.
O governador Gladson Cameli pontuou a importância desses encontros para que os estados debatam desafios em comum e também suas particularidades. “A engenharia nos dá mecanismos para entender, resolver, conectar. Fazer uma obra no Tocantins não é a mesma coisa de fazer uma obra no Acre, é preciso entender. Sou grato ao Crea, porque sozinho não consigo, se não tiver o apoio de vocês. Temos um Brasil imenso e esse intercâmbio é importante para conhecermos melhor cada estado brasileiro.”