Em queda livre

Sem Band, Copa da Rússia tem menos audiência do que Mundial do Brasil

Sem Band, Copa da Rússia tem menos audiência do que Mundial do Brasil

Apesar do bom desempenho da Globo, a Copa do Mundo da Rússia tem registrado menos público do que o Mundial de 2014, realizado no Brasil. Na época, a Band também participou da transmissão, o que não se repete neste ano. E o público que acompanhava o futebol no canal do esporte não migrou por completo para a emissora de Galvão Bueno.

Um levantamento exclusivo do Notícias da TV mostra que, durante os 32 primeiros jogos do torneio russo (as duas primeiras rodadas), exibidos entre os dias 14 e 24, a única emissora a transmitir as partidas na TV aberta teve média de 22,6 pontos na Grande São Paulo. Já na Copa de 2014, Globo e Band tiveram, juntas, uma média de 24,2 pontos (18,7 da primeira e 5,5 da segunda). A queda de um torneio para o seguinte é de quase 10%.

Uma explicação para a perda de público é o horário dos jogos, menos atrativos do que os do Mundial realizado no Brasil. A porcentagem de televisores ligados caiu de 52% para 48% _ou seja, há menos pessoas sintonizadas no horário das partidas. Mas a ausência da Band na transmissão também deixou uma lacuna para o público.

Mesmo com uma audiência menor para o torneio, a Globo não tem do que reclamar a respeito do investimento que fez na transmissão. O desempenho da emissora durante os jogos é 20% melhor na Rússia do que o registrado no Brasil. E quase 30% acima do atingido no Mundial de 2010, disputado na África do Sul.

Sem concorrência na TV aberta, ela tem registrado índices históricos: a partida da seleção brasileira contra a Costa Rica registrou 58,1 pontos na sexta (22). É a maior audiência da TV desde o capítulo final de Belíssima, há 12 anos.

O chororô de Neymar superou até o desfecho de fenômenos da teledramaturgia, como Avenida Brasil (2012), A Força do Querer (2017) e O Outro Lado do Paraíso.

Em queda livre

Sem os direitos de transmissão, a Band foi a emissora que mais perdeu audiência entre a Copa do Brasil e a da Rússia. Se em 2014 o canal teve média de 5,5 pontos nos primeiros 32 jogos, neste ano marcou apenas 0,9 ponto.

Com uma grade que independe dos esportes, SBT e Record foram pouco afetados pelo evento. A emissora de Silvio Santos, aliás, manteve sua média: 5,7 nos dois mundiais. Já o canal de Edir Macedo perdeu apenas três décimos e foi de 6,9 em 2014 para 6,6 neste ano, segundo dados da Kantar Ibope.

Fonte: Terra
Créditos: Terra