Até hoje não sei como fiz aquele gol”. Essa é a frase do ex-lateral Roberto Carlos sobre um dos gols mais absurdos da história do futebol. Não sabe que gol é esse? Bom, confira o vídeo abaixo e relembre a pintura do pentacampeão que rolou num amistoso entre Brasil e França há exatos 21 anos.
Física explica (ou tenta)
Quer entender mais esse gol? A plataforma de videoaulas Ted-Ed (Tecnologia, Entretenimento e Design) explica cientificamente como a bola passou por fora da barreira e fez uma curva que surpreendeu o goleiro Barthez.
De acordo com o vídeo, como Roberto Carlos bateu de lado na bola e com uma determinada força – a bola atingiu mais de 100 km/h -, ele acabou aplicando um efeito contrário (esquerda) à direção (direita) do chute. O giro da bola provocado pelo chute criou uma diferença de pressão em volta dela – pressão alta à direita e pressão baixa à esquerda – fazendo a bola ir para a esquerda e tomar a direção do gol. É o chamado efeito Magnus. Esse comportamento, inclusive, é o mesmo que permite os gols olímpicos acontecerem.
Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte