A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está ofertando 224 vagas para mestrado e doutorado em cursos de Pós-Graduação. As vagas são para as áreas de Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Modelagem Matemática Computacional, Filosofia, Gestão nas Organizações Aprendentes, Informática, Tecnologia Agroalimentar, Biodiversidade, Física, Energias Renováveis e Ciências do Solo.
Entre os cursos com inscrições abertas, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal da Paraíba (PGCEM/UFPB) está ofertando 40 vagas para mestrado e doutorado. As inscrições para concorrer aos níveis lato e stricto sensu do PGCEM seguem abertas até o dia 27 de junho.
As oportunidades também se estendem a outros 10 cursos de áreas distintas. Cerca de 100 vagas já estão disponíveis para os programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica, Modelagem Matemática Computacional, Gestão nas Organizações Aprendentes e Filosofia.
Dentro dos próximos dias, mais 84 vagas serão abertas e direcionadas para as áreas de Informática, Física, Biodiversidade, Energias Renováveis, Tecnologia Agroalimentar e Ciências do Solo.
Depois do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, que aparece com a maior quantidade de vagas, vem o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, com 37 vagas.
Vale salientar que as inscrições para os programas de pós-graduação em Modelagem Matemática Computacional e em Gestão nas Organizações Aprendentes irão encerrar ainda nesta semana, nos dias 24 e 27, respectivamente. Já as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia começaram nesta terça-feira (21) e serão encerradas no dia 07 de julho.
As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB, no período indicado pelos editais de cada seleção.
Nos editais, também é possível conferir a quantidade de vagas para cada curso, para ampla concorrência e cotas; se há ou não taxa de inscrição; se houver taxa de inscrição, o período para solicitar isenção do seu pagamento; documentação exigida; e áreas de concentração e linhas de pesquisa às quais os projetos de pesquisa devem atender.
Do mesmo modo, nos editais constam detalhes acerca das etapas dos processos seletivos; critérios para aprovação e classificação; prazos para recursos; datas de divulgação dos resultados e de matrícula, entre outras informações.
Fonte: UFPB
Créditos: Polêmica Paraíba