O Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, está com inscrições abertas para curso de mestrado, até o dia 13 de dezembro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da federal paraibana.
De acordo com o edital, estão sendo oferecidas 20 vagas para graduados em matemática, engenharias, matemática aplicada, estatística, computação e outras áreas afins. Do total de vagas ofertadas, 30% (seis vagas) serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.
Os projetos de pesquisa devem atender a uma destas duas linhas de pesquisa: modelagem e simulação de sistemas e modelagem probabilística. A seleção ocorrerá através de análise curricular e pontuação da produção acadêmica. O resultado final, após recursos, será divulgado em 6 de janeiro, na página do programa de pós-graduação. As matrículas serão de 8 a 12 de fevereiro.
O Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional da UFPB começou suas atividades no segundo semestre de 2014. Ele está associado ao Centro de Informática da federal paraibana, no campus I, em João Pessoa, que oferece uma estrutura ampla e moderna, com salas de aula, laboratórios, salas para professores e pesquisadores visitantes, auditórios e biblioteca.
O curso de mestrado do programa de pós-graduação fornece uma formação interdisciplinar, primando por um sólido embasamento matemático e físico, bem como pelo desenvolvimento de habilidades computacionais que permitem formular e explorar modelos da mais alta complexidade, aplicados a problemas de diversas áreas do conhecimento.
Além disso, os alunos são motivados a desenvolver trabalhos em equipe, o espírito crítico e a capacidades de síntese técnica na comunicação oral e escrita, em diferentes contextos e face a diversos interlocutores.
Aqueles que concluem o curso de mestrado podem atuar em atividades de ensino no magistério superior e em pesquisas no setor acadêmico, produtivo e de serviços, com a capacidade de compor, empreender e liderar equipes interdisciplinares de trabalho. Mais informações podem ser consultadas no portal do programa ou através do e-mail [email protected].
Fonte: Ascom UFPB
Créditos: Ascom UFPB