A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem 13 cursos de pós-graduação com 215 vagas abertas e inscrições a partir de agosto. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da Universidade.
Há vagas para mestrado e/ou doutorado em Fisioterapia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Economia, Ciências Agrárias (Agroecologia), Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Neurociência Cognitiva e Comportamento, Engenharia de Produção e Sistemas, Ciência Política e Relações Internacionais, Administração e Engenharia Mecânica.
Os candidatos precisam ficar atentos ao período estabelecido por cada edital para solicitar isenção da taxa de inscrição, quando houver. Geralmente, há isenção para quem é inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), tem parecer emitido por assistente social da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB ou é servidor docente ou técnico-administrativo da UFPB.
O pagamento, quando necessário, é realizado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada automaticamente ao final da inscrição. Já a solicitação de atendimento especial para pessoas com deficiência ou limitação é comumente feita no ato da inscrição.
Os editais de seleção para cursos de pós-graduação da UFPB também dispõem normalmente de reserva de 20% das vagas ofertadas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, pessoas com deficiência ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais.
Nos editais, também é possível conferir, detalhadamente, a quantidade de vagas para cada curso, para ampla concorrência e cotas; linhas de pesquisa às quais os projetos devem atender; documentação exigida, etapas e cronograma completo do processo seletivo; critérios para aprovação e classificação; prazo para recursos e datas da divulgação dos resultados e de matrícula, entre outras informações.
Fonte: Portal T5
Créditos: Polêmica Paraíba