Em participação ao webinário realizado pelo portal educação e-docente nesta quinta-feira (24), Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), divulgou que a edição de 2020 do Encceja foi adiada para abril de 2021 por conta da pandemia de Covid-19.
“A gente vai aplicar o Encceja em abril de 2021, já que em janeiro e fevereiro nós estamos tomados pela aplicação do Enem. […]. Por isso, nós vamos aplicar o Encceja em abril do ano que vem”, confirmou Lopes.
O motivo para o adiamento da prova, que estava prevista para dezembro deste ano, é a impossibilidade de garantir a segurança sanitária em uma prova com milhares de inscritos. “Para você ter uma ideia, ano passado a gente aplicou a prova para mais de três milhões de pessoas, é muita gente. Então, por uma questão de saúde, para a gente não ter de novo uma discussão, nós resolvemos adiar a aplicação da prova do Encceja”, explicou.
O presidente do Inep ainda apontou que, assim como o Encceja, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foram adiados para o próximo ano. Os únicos exames que serão realizados pelo Inep em 2020 será o Revalida, prova de revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior, e o Celpe-Bras, prova de proficiência de língua portuguesa para estrangeiros.
O que é o Encceja?
Essa prova avalia pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade correta para para que elas possam obter o diploma de conclusão do nível básico de ensino. Com isso, aquele que for aprovado poderá ingressar no Ensino Superior, assim como melhorar as suas chances no mercado de trabalho.
Para facilitar a avaliação de cada nível de ensino, o Encceja é dividido em duas partes: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Veja qual é a diferença entre cada uma:
Encceja Ensino Fundamental: deverá realizar essa prova aquele que não concluiu o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) na idade adequada e que tenha completado 15 anos até a data de aplicação da prova.
Encceja Ensino Médio: deverá realizar realizar a prova aquele que não concluiu o Ensino Médio (1º ao 3º do Ensino Médio) na idade adequada e que tenha completado 18 anos até a data de aplicação da prova.
https://twitter.com/DedaAladim/status/1309184729774788609
Fonte: Quero Bolsa
Créditos: Quero Bolsa