Mais de 15 mil estudantes em 100 municípios de Pernambuco se inscreveram para acompanhar aulões virtuais transmitidos gratuitamente para alunos de escolas públicas (veja vídeo acima). Através do projeto Acelere no Enem, eles recebem conteúdos de várias disciplinas para ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio em meio à pandemia da Covid-19.
A professora Fernanda Pessoa é uma das voluntárias do projeto, que existe há dois anos e realizava aulões presenciais para até 1,2 mil estudantes. Ela inaugurou a série de 24 aulões on-line, que ocorrem aos sábados, das 14h às 16h, até o dia 23 de janeiro de 2021, véspera das provas do Enem, para quem se inscrever na internet.
“Nada melhor do que usar a internet a favor dessas pessoas que estão aí em todos os lugares do estado, então uma educação democratizada, sem dúvida, é uma educação que melhora tanto a questão do conteúdo, mas principalmente a questão da segurança do aluno”, afirmou a professora.
O estúdio é emprestado e cedeu os dois técnicos para colocar os aulões na internet. “É a forma que a gente encontra hoje de entregar conteúdo de qualidade e de tentar fazer com que esse aluno tenha um desempenho melhor na prova do Enem e em outros processos seletivos que ele venha executar”, disse o administrador de cursinho Robinson Salvador.
O projeto fez parceria com empresas de internet em 16 municípios de Pernambuco para garantir a conexão dos estudantes que não têm plano de dados.
“Os melhores professores da rede privada do estado ofertam seu conhecimento, seu tempo, de maneira gratuita. Nossa expectativa é atingir 70 mil estudantes de todo o estado”, declarou Rhayann Vasconcelos, diretor do Acelere Educação.
Moradora de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, Giovanna Maria quer cursar administração e não perdeu a chance de se conectar durante as duas horas da aula de redação.
“Esse aulão está sendo a diferença para eu chegar até lá, para mim como para outras várias pessoas, principalmente da cidade de Limoeiro, que, como todos sabem, a dificuldade é um pouquinho maior, então está sendo ótimo”, contou Giovanna.
No Recife, Larissa Maria deseja ocupar uma vaga no curso de medicina, por isso também acompanhou atenta às lições online. Ela, que veio de escola pública, aprendeu a dar valor a toda oportunidade que pode minimizar os efeitos da exclusão digital.
“A gente consegue ter acesso à aula de qualidade e a gente se sente realmente prestigiado. Para quem está tentando há muito tempo o Enem, um projeto desses é muito importante, vai unir todo mundo, com os melhores professores de Pernambuco”, afirmou Larissa.
Covid-19 em Pernambuco
Foram confirmados, neste sábado (1º), 1.741 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também registrou 40 óbitos (veja vídeo acima). Com isso, o total de casos no estado é de 96.746, além de 6.597 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia.
Fonte: G1 PE
Créditos: G1 PE