A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) publicou, nesta quinta-feira (5), o edital do concurso público para escrivão. O certame prevê 300 vagas para o cargo, com salários de R$ 8.698,78.
As inscrições começam em 22 de janeiro de 2020 e vão até 10 de fevereiro. Os interessados devem se cadastrar no site da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A taxa cobrada é de R$ 199. O pedido de isenção do pagamento deve ser feito entre 20 a 26 de dezembro para os casos previstos em lei (saiba mais abaixo).
As provas estão previstas para 15 de março, no turno da tarde. Os selecionados vão cumprir jornada de 40 horas semanais.
Os candidatos precisam ter diploma de conclusão de curso de graduação em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Há reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência. Veja:
Ampla concorrência: 225 vagas
Pessoas com deficiência (PCD): 15 vagas
Negros: 60 vagas
Seleção
A seleção inclui duas etapas. A primeira prevê a realização da prova objetiva e discursiva de conhecimentos básicos do funcionalismo público e os específicos da área.
Os candidatos que atingirem a pontuação mínima exigida realizam a prova prática de digitação. O edital prevê ainda uma avaliação física e psicológica.
A segunda etapa é o curso de formação profissional, de responsabilidade do Cebraspe, com data a ser definida.
O que faz um escrivão
O escrivão é responsável por controlar as atividades específicas de cartório na Polícia Civil.
O agente também acompanha diligências externas. Além disso, registra e providencia o recolhimento da prestação de contas.
O último concurso para o cargo ocorreu em 2013. Em janeiro deste ano, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu a nomeação de candidatos que não foram convocados dentro do prazo previsto. A medida abriu a possibilidade de um novo concurso.
Quem pode pedir isenção da taxa
Por lei, é prevista a possibilidade de isenção de taxa para pessoas de baixa renda ou que comprovem determinadas atividades. Veja:
Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), sistema de programas sociais do governo federal
Doador de medula
Doador de sangue (desde que há menos de um ano da inscrição)
Recebimento de benefício de programa social
Prestação de serviço à Justiça Eleitoral
Isenção parcial
Comissário ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude
Fonte: G1
Créditos: G1