O contato entre crianças é importante para a convivência coletiva
As despesas em escolas particulares nos ensinos fundamental e médio são mais elevadas do que manter os estudos no ensino superior. A diferença no preço cobrado nas mensalidades é justificada pelo custo que cada série traz à instituição de ensino. No entanto, o valor de uma boa educação está além da questão financeira.
A interação entre os alunos nas escolas contribui para a formação do indivíduo no âmbito do desenvolvimento das capacidades coletivas e individuais. É com esse propósito que muitos pais colocam seus filhos na escola por volta dos dois anos de idade.
De acordo com a pesquisa realizada pelo economista Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Sindicato das Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior em São Paulo (Semesp), há 10 anos cada aluno custou, em média, R$ 5 mil por ano.
Outro levantamento feito pela consultoria Invest concluiu que integrantes da classe “A” gastavam, em média, R$ 15 mil por ano com escola e, da classe “B”, R$ 7,8 mil.
Colocar na ponta do lápis o valor da educação vai além da matemática. O convívio com outros colegas e funcionários do centro educacional promove uma construção de personalidade e desenvoltura da criança.
“A escola pode ajudar os alunos a estarem conectados com a vida. Por exemplo, promover atividades dos mais diversos tipos que estimulem o vínculo, a troca de afeto e a expressão do sentimento, além de fazer com que alunos criem espaço de transparência e diálogo”, explica a psicóloga Sabrina Costa.
Foi também pensando em proporcionar mais interações para Lucca, de dois anos, que a jornalista Mayanna Miranda e seu esposo matricularam o filho na escola em tempo integral.
Os pais de Lucca foram orientados por uma fonoaudióloga a colocá-lo na escola para auxiliar no desenvolvimento do pequeno. “Apesar dele ter contato com os amiguinhos do prédio, não estava sendo suficiente para o desenvolvimento dele, que pedia por mais interação. Então, fomos orientados a matriculá-lo em uma escola”, conta a jornalista.
Para os pais de Lucca, a escola em tempo integral foi uma opção mais econômica e Mayanna explica o porquê: “Ele ficava com a babá enquanto eu e meu esposo estávamos no trabalho. Com o início dele na escola, ele ficaria menos tempo em casa, então, colocando no papel, vimos que não seria vantagem pagar babá e escola, seria menos custoso colocá-lo na escola integral”, explica a jornalista, que já prevê a economia com as contas domésticas.
Se por um lado a organização financeira é um aliado, por outro, a falta dela pode comprometer o ingresso de uma criança no ensino privado de qualidade. A aposentada Ana Maria Pires acessou o site do Educa Mais Brasil e foi contemplada com uma bolsa de estudo para o neto, de quatro anos, no Centro Educacional Jorge Amado. No entanto, os gastos não planejados além da mensalidade impediram que Ana e seu neto usufruíssem da oportunidade.
“Visitando e tendo melhor informação através da escola escolhida, vimos a inviabilidade da matrícula. Porque além do valor da mensalidade, mesmo com desconto da bolsa, teríamos que pagar mais R$ 1.040 dos módulos da escola e o fardamento que custa R$ 60. Em razão disso, decidimos colocá-lo em um colégio público, com dor no coração. Por esta decisão até o momento estou com dor de cabeça”, desabafa Ana Maria.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba