O Instituto Federal da Paraíba decidiu manter as ações afirmativas para ingresso nos cursos de pós-graduação da instituição. A decisão é contrária à portaria do Ministério da Educação (MEC), que revogou tais políticas na última quinta-feira (18).
A portaria publicada pelo MEC, assinada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, enquanto ainda exercia o cargo, revoga a indução de políticas de inclusão nas instituições federais de ensino superior.
Segundo Associação Nacional de Pós-graduação (ANPG), a revogação da medida não afeta as regras internas de cada instituição federal de ensino, como é o caso do IFPB, já que os institutos e universidades federais têm autonomia administrativa.
O IFPB por meio da Resolução-CS N° 160, estabelece, desde 2017, as ações afirmativas que tratam da inclusão de negros (pardos e pretos), indígenas e pessoas com deficiência em programas de pós-graduação.
De acordo com nota, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação considerou a portaria do MEC um “retrocesso” e declarou que “reafirma seu compromisso em manter essa política inclusiva, o que já é uma preocupação constante do IFPB em todos os seus níveis e modalidades de ensino”.
Fonte: G1PB
Créditos: Polêmica Paraíba