Menos de 15 dias para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. Por conta da pandemia da covid-19, pela primeira vez o exame é aplicado duas vezes no mesmo ano. A primeira vez foi nos meses de janeiro e fevereiro. Estudantes da Paraíba relatam como se sentem nesses dias que antecedem a tão aguardada prova.
A estudante Letícia Vitória, de 17 anos, fará o Enem pela segunda vez neste ano. Na prova aplicada no começo do ano, Letícia participou como treineira, por indicação do pai, apenas para testar seus conhecimentos e para se familiarizar com a prova.
“Na primeira prova deste ano consegui tirar 700, ainda não daria para entrar na minha primeira opção, pois o curso que eu quero é muito concorrido. Na prova de agora espero tirar uma nota mais alta”, disse. A estudante pretende cursar medicina veterinária, mas também busca uma nota alta para ter opções.
Já o estudante Edson, de 18 anos, desistiu de prestar o Enem nesse ano, por motivos de dificuldades para estudar.
Eu desisti porque não estava me sentindo confiante. Minha escola fechou por conta da pandemia e reabriu com aulas híbridas, eu não tenho computador pessoal para me dedicar por mais horas e acompanhar revisões e aulões. Mas, no próximo ano pretendo me preparar e fazer o exame”, revelou o jovem.
Redução das inscrições
Segundo dados do Inep (pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Paraíba registrou uma redução de 42,14% no número de inscrições confirmadas para o Exame Nacional do Exame Médio 2021, se comparado com o ano anterior. Foram 93.452 inscritos para este ano, contra 161.493 do ano passado.
Segundo especialistas, um dos motivos para a queda de inscritos, é a pandemia de coronavírus, que provocou fechamento de escolas e uma maior dificuldade de preparação.
Locais de provas
Na última quarta-feira (03), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), liberou a consulta ao local de aplicação da prova por meio da Página do Participante. Para ter acesso à página, é necessário estar com login e senha em mãos, podendo ser acessada pelo computador, celular ou aplicativo do Enem.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba