O Diário Oficial da União divulgou, na manhã desta quinta-feira (15), o edital para o novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento prevê mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, com a exigência do apenas do nível médio completo para participar do processo. Dessas vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90) e 20% a pessoas negras (202).
As inscrições para o concurso ficam disponíveis a partir desta sexta-feira (17) pelo site da Cebraspe, organizadora da prova, com o pagamento de uma taxa de R$ 85. As vagas serão distribuídas para 97 cidades. A prova está marcada para o dia 27 de novembro, com a duração de 3 horas e 30 minutos.
A prova objetiva terá a aplicação conhecimentos básicos com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. Já conhecimentos específicos para temas relacionados a benefícios previdenciários e legislação previdenciária.
Os aprovados no concurso serão convocados para trabalhar nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Com isso, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer. Na Paraíba, a capital João Pessoa e Campina Grande são as cidades que vão concentrar os futuros aprovados.
Com o envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023, a convocação deste concurso está prevista para acontecer já no próximo ano.
Fonte: T5
Créditos: Polêmica Paraíba