O Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest), vinculado à Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), abrirá inscrições para cursos gratuitos de línguas estrangeiras e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir deste sábado (25), às 8h. Serão ofertadas 790 vagas, sendo 700 para novos ingressantes e 90 exclusivas para alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi).
Inscrições Online e Presenciais
As inscrições serão feitas de forma online para os públicos ingressantes — que incluem servidores, professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e o público em geral. Para alunos do Ensino Fundamental II matriculados nas instituições municipais, as inscrições serão realizadas de forma presencial, a partir de 6 de fevereiro.
Os interessados devem acessar o link oficial: https://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2025-1/inscrições-2025-1 ou visitar o site do Celest
Critérios de Inscrição
De acordo com a diretora do Celest, Jéssica Holanda, todos os candidatos deverão informar um e-mail Gmail válido no ato da inscrição. “O e-mail é imprescindível para o preenchimento do formulário e o recebimento da confirmação. Sem isso, a inscrição será invalidada”, explicou.
Jéssica ressaltou ainda a importância de consultar o Manual de Inscrição, que contém todas as regras e informações por categoria. O material pode ser acessado pelo link: Manual de Inscrição.
Estrutura dos Cursos
Os cursos têm duração de até três anos, divididos em seis semestres letivos, com aulas semanais e presenciais, em turnos fixos de 2h30min. Atualmente, o Celest conta com 1.400 alunos matriculados, sendo o curso de Inglês o mais procurado. As aulas para o novo semestre começam no dia 17 de fevereiro.
O Celest oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Alemão, além de Libras, buscando promover o ensino de línguas com qualidade e de maneira acessível, conforme destacou a diretora: “Nosso objetivo é desenvolver competências sociais, profissionais e culturais.”
Documentação Necessária
Para validar a inscrição, os candidatos devem apresentar a seguinte documentação:
- Alunos da Rede Municipal: Declaração de matrícula, RG e CPF (dos responsáveis também, se menores de idade).
- Professores e servidores municipais: Contracheque ou declaração do setor, devidamente assinada e carimbada.
- Público adulto em geral: Documento com foto ou CPF.
T5