Inscrições

Inscrições para cursos de línguas no Celest começam neste sábado (25)

Inscrições para cursos de línguas no Celest começam neste sábado (25)

Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest), vinculado à Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), abrirá inscrições para cursos gratuitos de línguas estrangeiras e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir deste sábado (25), às 8h. Serão ofertadas 790 vagas, sendo 700 para novos ingressantes e 90 exclusivas para alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi).

Inscrições Online e Presenciais

As inscrições serão feitas de forma online para os públicos ingressantes — que incluem servidores, professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e o público em geral. Para alunos do Ensino Fundamental II matriculados nas instituições municipais, as inscrições serão realizadas de forma presencial, a partir de 6 de fevereiro.

Os interessados devem acessar o link oficialhttps://sites.google.com/view/celestjoaopessoa/processo-seletivo-2025-1/inscrições-2025-1 ou visitar o site do Celest

Critérios de Inscrição

De acordo com a diretora do Celest, Jéssica Holanda, todos os candidatos deverão informar um e-mail Gmail válido no ato da inscrição. “O e-mail é imprescindível para o preenchimento do formulário e o recebimento da confirmação. Sem isso, a inscrição será invalidada”, explicou.

Jéssica ressaltou ainda a importância de consultar o Manual de Inscrição, que contém todas as regras e informações por categoria. O material pode ser acessado pelo link: Manual de Inscrição.

Estrutura dos Cursos

Os cursos têm duração de até três anos, divididos em seis semestres letivos, com aulas semanais e presenciais, em turnos fixos de 2h30min. Atualmente, o Celest conta com 1.400 alunos matriculados, sendo o curso de Inglês o mais procurado. As aulas para o novo semestre começam no dia 17 de fevereiro.

O Celest oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Alemão, além de Libras, buscando promover o ensino de línguas com qualidade e de maneira acessível, conforme destacou a diretora: “Nosso objetivo é desenvolver competências sociais, profissionais e culturais.”

Documentação Necessária

Para validar a inscrição, os candidatos devem apresentar a seguinte documentação:

  • Alunos da Rede Municipal: Declaração de matrícula, RG e CPF (dos responsáveis também, se menores de idade).
  • Professores e servidores municipais: Contracheque ou declaração do setor, devidamente assinada e carimbada.
  • Público adulto em geral: Documento com foto ou CPF.

T5