Economia

Impulsionada por setor de serviços, economia da Paraíba cria 1.864 vagas de emprego em outubro

Impulsionada pelos setores de serviço e comércio, a economia da Paraíba registrou a criação de 1.864 vagas de emprego no mês de outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (21). O estado teve uma variação positiva de 0,46%, ultrapassando a variação nacional, de 0,18%. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. Já o país aumentou em 70,8 mil  os postos formais de trabalho no último mês. Segundo o Governo Federal, esse foi o melhor nível de abertura de postos de trabalho para outubro desde 2016, quando as admissões superaram as dispensas em 76.599.

Impulsionada por setor de serviços, economia da Paraíba cria 1.864 vagas de emprego em outubro

Impulsionada pelos setores de serviço e comércio, a economia da Paraíba registrou a criação de 1.864 vagas de emprego com carteira assinada no mês de outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (21). O estado teve uma variação positiva de 0,46%, ultrapassando a variação nacional, de 0,18%. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Conforme os dados divulgados, o setor de serviços foi o que mais cresceu, com 612 novas vagas, seguido do setor de comércio, com 466 vagas, e indústria de transformação, com 338 novas vagas. Em comparação com o mês de setembro, que registrou a criação de de 3.098 vagas de emprego, houve uma queda. Levando em consideração o mesmo período do ano passado, porém, houve um aumento de 625 vagas.

A Capital João Pessoa foi a cidade que mais registrou a criação de empregos, com 896 novos postos de trabalho. O município de Santa Rita, na região metropolitana, aparece em segundo lugar, com 290 vagas. A cidade de Campina Grande fez o caminho inverso e perdeu 72 vagas. O mercado de trabalho de Guarabira foi o que mais perdeu espaço, atingindo 61 postos a menos.

Dados nacionais

O país aumentou em 70,8 mil  os postos formais de trabalho no último mês. Segundo o Governo Federal, esse foi o melhor nível de abertura de postos de trabalho para outubro desde 2016, quando as admissões superaram as dispensas em 76.599. A criação de empregos totaliza 841.589 de janeiro a outubro, 6,45% a mais que no mesmo período do ano passado. A geração de empregos atingiu o maior nível para os dez primeiros meses do ano desde 2014, quando tinham sido abertas 912.287 vagas no acumulado de dez meses.

Confira o gráfico:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba