A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) convoca, a partir desta quarta-feira (09), os candidatos aprovados na Seleção Pública para composição do Banco de Gestores Escolares, destinado ao preenchimento de cargos do Diretor Escolar e Coordenador Pedagógico nas escolas da Rede Pública Estadual. A convocação, que exclui as escolas indígenas, segue as determinações da Lei Estadual nº 13.010, de 29 de dezembro de 2023, e do Edital nº 001/2024.
Os candidatos deverão manifestar sua intenção de assumir os cargos de direção ou coordenação pedagógica entre os dias 09 e 11 de outubro de 2024. O procedimento será feito por meio de um formulário online, disponível no link www.see.pb.gov.br/selecao-gestores. Aqueles que optarem por concorrer às funções deverão indicar até três Gerências Regionais de Educação (GREs) de sua preferência para atuação.
“A seleção pública de gestores escolares tem acontecido em diversos estados brasileiros e evidencia uma tendência crescente de profissionalização e qualificação na gestão das escolas públicas. Essa iniciativa é adotada por países com sistemas educacionais de alto desempenho, onde a liderança escolar é considerada fundamental para a melhoria da qualidade do ensino,” comentou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.
Apesar de a manifestação de intenção ser um passo importante, segundo o edital, esta não garante a nomeação imediata para os cargos. As nomeações estão sujeitas ao cumprimento de todos os requisitos legais e à disponibilidade de vagas, conforme as necessidades da administração pública. Vale ressaltar que o não envio da manifestação dentro do prazo não elimina o candidato do banco de gestores, abrindo a possibilidade de convocação futura para vagas remanescentes.
“No dia 14 de outubro, a Secretaria de Educação divulgará a homologação parcial das manifestações de interesse, e os candidatos terão até o dia 15, ou seja, terça-feira, para interpor recursos, se necessário. A homologação final será publicada no dia 18 de outubro, também no site da Secretaria,” afirmou o gerente executivo de Gestão de Pessoas, Luismar Nascimento.
Ainda de acordo com o edital publicado, o processo de alocação dos candidatos respeitará, na medida do possível, as preferências indicadas pelos aprovados, levando em conta a disponibilidade de vagas e as necessidades da rede estadual. Todos os candidatos serão notificados por e-mail, conforme os dados fornecidos no ato da inscrição.
Após essa etapa, os candidatos que escolherem o cargo Diretor Escolar irão participar de uma nova etapa que será a apresentação de Plano de Gestão da escolha que pretende atuar.
Fonte: Assessoria de imprensa