prorrogado

Erro no Enem: MEC estende prazo para estudantes se inscreverem no Sisu

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou em sua página no Twitter que o prazo para os estudantes se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será ampliado em dois dias. Os estudantes terão até domingo para tentar uma vaga na universidade. O Sistema será aberto nesta terça-feira.

De acordo com o ministro, o erro nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão concentrados em quatro cidades: Alagoinhas (BA), Viçosa (MG), Ituiutaba (MG), Iturama (MG). Cerca de 6 mil pessoas foram afetadas pela falha. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que todas as provas foram verificadas.

– O problema foi basicamente na impressão que a máquina pulou. Foi um problema com a impressão da prova. A pessoa tem uma nota inteira da segunda prova negativada. Não tem um caso pontual de duas questões, três questões, e também não tem nada a ver com Redação. Redação teve zero de problema. O Sisu vai estar aberto no prazo previsto e para quem tiver problema estamos estendendo em mais dois dias. Termina no domingo o prazo para inscrição. Bola para frente – disse Weintraub.

Aos participantes do Enem 2019. O @inep_oficial avaliou todas as notas, e cerca de 6000 apresentaram inconsistências. Ninguém será prejudicado! O Sisu abrirá amanhã e terá mais dois dias além do previsto, ou seja, vai até domingo (26). Novamente, pedimos desculpas pelo susto.

O presidente do Inep explicou que as provas foram confrontadas com todos os gabaritos possíveis para corrigir o erro na nota:

– Pegamos todos os quase 4 milhões de participantes e corrigimos a prova dele com todos os gabaritos possíveis e calculamos todas as proficiências possíveis, a gente olhou todos os casos, todas as situações em que poderia ter algum tipo de modificação de nota. Pode olhar na página do participante, sua nota já foi corrigida.

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo