Neste ano, a prova digital será restrita; entenda
Uma novidade anunciada para o Enem 2020 é a prova digital. A notícia deixou muitos estudantes com dúvidas sobre a realização da prova no novo formato. O Enem Digital, como está sendo chamada essa opção de prova, começa este ano com a oferta de 100 mil vagas e será aplicado nas edições futuras até que em 2026 todos os candidatos façam o exame apenas nessa versão.
Durante o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, entre os dias 11 e 22 de maio, os participantes vão poder optar por fazer as provas na modalidade tradicional ou digital. A lista com os locais de prova em todos os estados já foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para essa aplicação-piloto.
Conforme o edital das provas, o Enem Digital irá seguir a mesma estrutura do Enem impresso. Os participantes que escolherem responder as questões do Enem em um computador devem comparecer ao local de prova que constar no cartão de confirmação e não haverá prova em casa ou realizada em computador pessoal.
Como será o Enem Digital
A estrutura das questões e as áreas do conhecimento do Enem Digital também serão da mesma forma como é na prova impressa: quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha apresentadas na tela do computador.
A redação, no entanto, será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. O tempo de duração da aplicação da versão on-line será o mesmo do exame tradicional
No primeiro dia do exame, 22 de novembro, serão dadas 5h30 para que sejam respondidas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo, 29 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h.
Requisitos para fazer o Enem Digital
O Enem Digital é voltado para quem está no último ano do ensino médio ou já concluiu essa etapa de formação da educação básica. Nessa modalidade, os treineiros, participantes com idade inferior a 18 anos e que não concluíram o ensino médio, não podem participar, somente podem fazer a prova impressa.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba