Fortalecimento estatal

Empresa responsável pela banca do concurso público nacional dos Correios é escolhida

O concurso contará com dois editais: um voltado para o cargo de Agente de Correios e outro para Analista de Correios.

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Os Correios anunciaram nessa quarta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC) como banca organizadora do próximo concurso público nacional da estatal.

O concurso contará com dois editais: um voltado para o cargo de Agente de Correios (nível médio) e outro para Analista de Correios (nível superior). A previsão é de que ambos os editais sejam publicados em setembro, com o início das contratações previsto para este ano

Ao todo, serão oferecidas 3.468 vagas, sendo 3.099 destinadas ao cargo de Agente de Correios, com salário inicial de R$ 2.429,26, e 369 para Analista de Correios, com remuneração de R$ 6.872,48. Do total de vagas, 20% serão reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência.

A realização do concurso é parte dos compromissos assumidos pela atual gestão da estatal e resultado de negociações entre a empresa e as federações de empregados, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho. A medida também faz parte do fortalecimento da estatal, que foi retirada da lista de privatizações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano.

O concurso contará com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para ambos os cargos. Os candidatos a Analista de Correios também realizarão uma prova discursiva, consistindo em uma redação. Mais detalhes sobre o concurso, incluindo as localidades de aplicação das provas, serão divulgados com a publicação dos editais, ainda em setembro.