No dia em que o prazo para as inscrições complementares do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se encerra, estudantes relatam desespero ao tentar emitir o comprovante de inscrição no site do programa. Sem o documento, eles não conseguem dar prosseguimento ao financiamento, correndo risco de perder a vaga no ensino superior.
De acordo com relatos dos candidatos na página do Instagram do Ministério da Educação (MEC), o site está fora do ar. “Arrumem o site do Fies. Não consigo imprimir meu comprovante para mandar pra CPSA e o problema é no site, e não em dispositivo meu”, diz um comentário.
A estudante Camila Tonet diz que está desesperada por não conseguir o comprovante nem retorno do governo. “Quando ligamos para o 0800 do MEC, mandam a gente fazer uma demanda no site deles, porém nem conseguimos logar lá. Não nos respondem”, lamentou.
A maior preocupação de Camila é de que o período de entrega dos documentos para a universidade termine e, com isso, ela perca a vaga no ensino superior. “Temos prazos pra entregar o comprovante à faculdade, ou então perdemos a vaga. Não sabemos mais o que fazer, pois não nos ouvem”, contou a jovem.
O Metrópoles procurou o MEC para saber quais medidas serão tomadas, mas não obteve retorno. O espaço continua aberto.
Inscrições complementares
O período para complementar as inscrições do Fies para o segundo semestre de 2020 termina nesta sexta-feira (17/7), às 23h59. O prazo foi aberto no dia 15 de julho pelo Ministério da Educação.
A complementação da inscrição postergada deverá ser realizada, exclusivamente, no endereço eletrônico do Fies. O processo é destinado aos candidatos que foram pré-selecionados na chamada única para a modalidade.
O que fazer após a complementação da inscrição?
Após a complementação da inscrição no FiesSeleção, o candidato deverá:
- Comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (Cpsa) para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia subsequente ao da complementação da inscrição na modalidade do Fies;
- Comparecer a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela Cpsa. Na ocasião, o candidato deverá levar a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação.
Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba