CERTIFICADO

Candidatos aprovados no Encceja 2019 já podem solicitar certificação

De acordo com requisitos do programa, estão aptos para pedir o certificado quem atingiu nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação.

Candidatos aprovados no Encceja 2019 já podem solicitar certificação

Resultados estão disponíveis na Página do Participante

Os resultados do Encceja 2019 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira, 09. Os candidatos aprovados com nota mínima exigida nas quatro áreas do conhecimento e na redação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem solicitar a certificação para as modalidades de ensino fundamental ou médio.

De acordo com requisitos do programa, estão aptos para pedir o certificado quem atingiu nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação. Aqueles que atingiram os 100 pontos em uma área do conhecimento, ou em algumas áreas do conhecimento, mas não em todas, pode solicitar a Declaração Parcial de Proficiência. Os resultados estão publicados no sistema Encceja, através de CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição na página do participante.

Saiba como solicitar a certificação do Encceja 2019

As solicitações são validadas por meio das secretarias estaduais de educação e alguns institutos federais que fizeram adesão ao Encceja, que emitem tanto os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e, também, a Declaração Parcial de Proficiência, quando o aluno não atingiu a média mínima em todas as áreas de conhecimento.

A declaração não é válida como diploma. O documento é utilizado para que o candidato se inscreva apenas nas áreas em que foi reprovado na edição anterior do exame.

Alguns Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também emitem o certificado e a declaração parcial, mas apenas para o ensino médio.

O participante que mudou de cidade ou precisa solicitar o documento em outra localidade poderá procurar alguma das unidades certificadoras. A relação de todas as instituições pode ser consultada no portal do Inep.

*com informações do Inep.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Créditos: Agência Educa Mais Brasil