O concurso público para a Polícia Civil da Paraíba com 1.400 vagas terá o edital publicado entre julho e agosto. Em entrevista ao ClickPB, nesta quarta-feira (30), o integrante da comissão do concurso, o delegado Bergson Vasconcelos, deu detalhes sobre a expectativa em torno da realização do certame.
Segundo ele, conforme confirmado pelo governador João Azevêdo, além da banca organizadora que é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), as provas da primeira fase devem acontecer entre outubro e novembro. O concurso deve suprir as necessidades dos cargos de carreira da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.
“A gente está trabalhando para entre julho ou agosto o edital estar pronto. A prova acontece no mínimo em 90 dia após a publicação do edital. Se o edital sair em julho, as provas acontecem entre outubro ou novembro desse ano”, explicou.
Segundo o delegado, o requisito para ingressar em qualquer cargo é ter nível superior completo. Os inscritos serão avaliados por etapas diversas como: prova objetiva, escrita, investigação social, teste de aptidão física, teste psicotécnico e curso de formação.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (30), o secretario de Segurança, Jean Nunes, falou sobre a expectativa de outros certames. De acordo com ele, não há previsão de concurso para demais forças. “Não há ainda uma decisão com relação a concurso a outras áreas”, destacou.
Confira os cargos e as vagas:
Delegado – 120
Escrivão – 515
Perito Médico Legal – 50
Técnico em Perícia – 68
Necrotomista – 65
Agente de Investigação – 400
Perito Oficial Criminal – 77
Perito Químico Legal – 35
Papiloscopista – 60
Perito Odonto Legal – 10
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: CLICK PB