Opinião
PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Branca Dias e Padre Bernardo - Por Sérgio Botelho
Segundo o ex-deputado e historiador José Joffily, Branca Dias nascera na Paraíba em 1734 e morrido em Lisboa, na fogueira, em 1761.
Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Sergio Mario Botelho de Araujo Paraibano, nascido em João Pessoa em 20 de fevereiro de 1950, residindo em Brasília. Já trabalhou nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba, rádios CBN-João Pessoa, FM O Norte e Tabajara, e TV Correio da Paraíba. Foi assessor de Comunicação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Opinião
Segundo o ex-deputado e historiador José Joffily, Branca Dias nascera na Paraíba em 1734 e morrido em Lisboa, na fogueira, em 1761.
Curiosidade
Sérgio Botelho traz um relato sobre o túnel que liga o Conjunto Franciscano, no Centro Histórico, à Fortaleza de Santa Catarina.
Opinião
Seria a sétima versão, iniciada nos terríveis anos de 1970 (no caso, em 1976), com o aval do então governador Ivan Bechara
Celebração
Sérgio Botelho lembra que em 1º de abril de 1967, teve início, em João Pessoa, o I Festival da Moderna Música Popular Brasileira.
Opinião
Em postagens recentes, abordei, nesta série Parahyba e suas Histórias, três icônicas produções cinematográficas paraibanas
Relato
Atualmente, a Companhia Docas da Paraíba, que administra o porto, é vinculada à Secretaria de Infraestrutura, do governo estadual.
Opinião
A Pedra do Reino, localizada em São José do Belmonte, Pernambuco, muito mais que uma formação rochosa peculiar, serviu de palco a uma história
Opinião
Chama-se Avenida Marechal Almeida Barreto, em João Pessoa, a via entre a Praça Venâncio Neiva (a do Pavilhão do Chá) e a Avenida Tabajaras
Opinião
Não apenas de memória material vive o patrimônio histórico de João Pessoa. Há também a imaterial.
Opinião
Sendo uma cidade basicamente marcada, em suas origens, pela arquitetura portuguesa, João Pessoa naturalmente possui representação da azulejaria lusitana. O Casarão dos Azulejos, a Igreja do Carmo e o adro do Conjunto Franciscano são as obras remanescentes mais ilustrativas desse elemento decorativo-funcional. Mas há outros locais da cidade que ostentam a azulejaria portuguesa. Um deles […]
Em João Pessoa
Pensar em atendimento à saúde pública, na velha cidade da Parahyba, atual João Pessoa, implica relembrar a existência dos antigos Hospital de Caridade (o Santa Isabel) e Asilo de Loucos (o Hospital Sant’Ana). Essas instituições, únicas a atenderem aos pobres e miseráveis, até início do Século XIX, eram vinculadas à Santa Casa da Misericórdia, criada […]
Opinião
Não chega a se comparar ao Círio de Nazaré, em Belém do Pará, que reúne gente na casa dos milhões
Opinião
Uma das mais importantes avenidas de João Pessoa é a Camilo de Holanda. Inteiramente ocupada por empreendimentos comerciais
Opinião
A via tem início na Duarte da Silveira e termina na Pedro II, dois corredores de intenso trânsito na capital paraibana.
Opinião
Em parte de seu caminho, a Gouveia Nóbrega, da qual estamos falando, marca o limite entre os bairros Róger e Varadouro
Opinião
Ainda hoje, com muita fé e esperança, pesquisadores em geral buscam vestígios físicos do que foi a primeira construção, parte dela em pedra
Padroeira do Brasil
Há duas explicações mais correntes sobre o fato de a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ser negra: escurecimento da imagem original pela ação de velas ou o tempo em que passou debaixo d’água até ser encontrada por pescadores. Seja lá o que tenha sido, o resultado — para muitos católicos, ação da Providência Divina […]
Filme
Nesta edição, Sérgio Botelho fala sobre a importância do filme 'Cabra Marcado Para Morrer' para a Paraíba.
Opinião
No dia 1º de setembro de 1930, uma segunda-feira, perante assistência a lotar completamente o Teatro Santa Roza
Opinião
Estão vendo a foto, que ilustra o texto, mostrando um sobrado inteiramente lacrado e visivelmente a caminho da ruína?