Nessa semana

Vereadores realizam segunda reunião da CPI que investiga contratos da Prefeitura de Conde

Vereadores realizam segunda reunião da CPI que investiga contratos da Prefeitura de Conde

Conde - Na manhã da última terça-feira (08), foi realizada a segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Conde. A comissão foi constituída pela Portaria N° 156/2025 com a finalidade de apurar possíveis irregularidades no Procedimento Administrativo de Dispensa de Licitação n° 00033/2022 da Prefeitura Municipal de Conde. Para facilitar a identificação dos trabalhos, o relator da CPI, vereador Jerberson Ramos Carneiro de Lima (Bel MR), passou a se referir à investigação como “CPI do Vitrine Digital”.

Estiveram presentes na reunião os vereadores João Batista do Nascimento (presidente da comissão), Jerberson Lima (Bel MR) – relator, Zélia do Rick Charles, Daniel Júnior e Fagner Santos, todos membros da comissão. A sessão foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara, reforçando o compromisso com a transparência.

Andamento da CPI

O vereador Jerberson Lima deu início à reunião com a leitura do Plano de Trabalho da CPI, que foi entregue a todos os membros. Em seguida, os vereadores tiveram a oportunidade de comentar e discutir o documento. O relator informou que está em análise o contrato e os documentos oriundos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os quais serão compartilhados com os demais membros da comissão.

O vereador Daniel Júnior solicitou cópias dos documentos já reunidos pela CPI e sugeriu que novos nomes e responsáveis sejam incluídos nas investigações. Já a vereadora Zélia do Rick Charles demonstrou preocupação com possíveis tentativas de obstrução dos trabalhos por parte dos investigados. Em resposta, o relator afirmou que, caso surjam empecilhos, as medidas cabíveis serão tomadas.

Próximos passos e conclusões

Ao final das discussões, o Plano de Trabalho foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. O presidente da comissão, vereador João Batista, anunciou que a próxima reunião está marcada para o dia 15 de abril, às 10h, no plenário da Câmara Municipal. Segundo o relator, na ocasião, ocorrerão as primeiras oitivas com os envolvidos e convocados no processo.