O volume de negócios gerados no 39° Salão do Artesanato Paraibano — entre vendas e encomendas — ultrapassou R$ 1 milhão já na quarta-feira (15). O Salão do Artesanato foi aberto pelo governador João Azevêdo na noite da última sexta-feira (10). Portanto, a marca foi alcançada em apenas quatro dias de realização do evento.
O 39° Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo do Estado e Sebrae-PB e, nesta edição, tem como tema “Qual o seu papel”, uma homenagem aos artesãos que trabalham com as técnicas da papietagem e papel machê.
De acordo com o Programa do Artesanato Paraibano (PAP), já foram comercializados R$ 1.184.933,27 até a última quarta-feira, o que equivale a 26.426 peças vendidas ou encomendadas. Números que foram comemorados também pela primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins.
“Esse resultado mostra que a nossa população e o turista têm abraçado o 39° Salão do Artesanato Paraibano. É geração de renda e mais qualidade de vida para o artesão, para a artesã”, comentou.
Outro ponto destacado por Ana Maria Lins é o total de itens arrecadados (1.249) dentro do Projeto Salão Solidário.
“Até a última quarta-feira, já foram mais de mil itens arrecadados. Quando o Salão acabar, toda a arrecadação será destinada a entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social. Por isso é importante que essas doações continuem nesse ritmo. É a solidariedade do nosso povo e também de quem nos visita”, observou.
Gestora do PAP, Marielza Rodriguez também comemorou os números. “O Salão do Artesanato Paraibano, antes de ser uma feira, é a grande corrente do bem, na qual os bons se encontram. Agradecer aos parceiros do Governo do Estado e ao Sebrae por essa marca histórica alcançada em tão pouco tempo”, disse.
Realizado em duas edições — em janeiro, em João Pessoa; e, em junho, em Campina Grande — o Salão do Artesanato Paraibano é considerado um dos melhores eventos na geração de emprego e renda para o segmento, principalmente por ocorrer durante a alta estação, na Capital paraibana, e durante as festividades juninas, na Rainha da Borborema. Os 549 inscritos nesta edição, por exemplo, representam famílias inteiras que vivem do artesanato; por vezes cooperativas.
Ao chegar à 39ª edição, o Salão do Artesanato Paraibano homenageia os artesãos que trabalham com o papel — nas técnicas da papietagem e papel machê —, com o tema “Qual o seu papel?”
Os homenageados são os seguintes: Babá Santana, Geolagens Oliveira, Socorro Souza, Ednaldo Farias, Adriano Oliveira, Carlos Apolônio e Dadá Venceslau.
Serviço
39° Salão do Artesanato Paraibano
Tema: Qual o seu papel?
Quando: 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Onde: Orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú)
Visitação: 16h às 22h (todos os dias da semana)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba