Cultura

TURISMO NA PARAÍBA: Confira linha do tempo com as cidades que mais se destacaram nos últimos anos

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Recentemente, não apenas João Pessoa tem se tornado o foco do turismo, mas também, cidades como Areia e Bananeiras vêm investindo em peso no setor. Dessa forma, atraem visitantes de outros estados e fomentam a economia local. Confira a linha do tempo que reúne as principais regiões do estado e saiba como outros municípios chamaram a atenção da mídia nacional.

Linha do tempo

  • 1983, Campina Grande

Intitulado de “Maior São João do Mundo”, Campina Grande iniciou a primeira edição da festa em 1983. Porém, naquela época, a organização se deu de maneira improvisada, já que foi feita em uma palhoça na área onde atualmente é o Parque do Povo.

Somente em 1986 que o Parque foi inaugurado, fazendo com que a celebração junina aconteça até os dias de hoje no local. Por consequência, a Rainha da Borborema, todos os anos, ganha repercussão em todo Brasil, convidando artistas famosos para se apresentarem no palco, o que acaba atraindo turistas em massa.

  • 1998, Cabaceiras

Em outubro de 1998, o autor Ariano Suassuna, que produziu o “Auto da Compadecida”, escolheu a cidade de Cabaceiras para gravar as cenas do longa. Reconhecida em todo o território nacional, a então minissérie ficou famosa não somente pelo elenco, mas pelo cenário do sertão original.

Desde então, a cidade chamada de “Hollywood” nordestina, reúne turistas para conhecerem a história da região e das demais produções cinematográficas. Além disso, o município tem a disposição, todos os anos, a festa do bode rei, onde há vendas de produtos relacionados ao animal, o que também chama a atenção dos visitantes.

2005, Areia

A princípio, a iniciativa intitulada de “Caminhos do Frio”, começou em 2005, tendo por finalidade, apresentar as tradições da Região do Brejo Paraibano, como por exemplo, música, gastronomia, artesanato, etc.

Dentre as cidades presentes no cronograma, está Areia, cidade repleta de museus, centros históricos e arquitetura antiga ainda preservada. Integrando a Rota Cultural, o município soma turistas todos anos, com danças e comida típicas.

  • 2021, Bananeiras

Com o surgimento do Projeto “Prove Paraíba”, o município de Bananeiras, desde de 2021, se tornou um dos principais polos turísticos fora da capital. A medida, realizada pelo Sebrae Paraíba, tem como principal missão, promover a conexão gastronômica e cultural entre os empreendimentos da cidade.

Assim, a região, que por natureza já era famosa pelo seu clima ameno e paisagens, há quatro anos dispõe de um degustação de bebidas típicas. Por exemplo, cachaças de engenhos próximos fazem parte do menu, além de pescados e pratos refinados.

  • 2025, João Pessoa

Desde que assumiu a prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena, em parceria com o Governador do Estado, João Azevêdo, tem voltado sua atenção para o turismo na capital paraibana.

A partir disso, ações como a promoção de eventos esportivos e artísticos, a qualificação do setor de serviços e os incentivos fiscais para a ocupação do Centro Histórico contribuem ainda mais para a intensificação do turismo na cidade.