Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) aprovaram na última quinta-feira (1º) estado de greve, previsto para ocorrer no dia 07 de agosto.
A aprovação do indicativo de greve ocorreu durante reunião do Conselho Nacional de Mobilização e Negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (FENTECT) e sindicatos de todo o país, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos da Paraíba (SINTEC/PB).
A reportagem apurou que o principal motivo para o indicativo de greve é porque até o momento não houve redução na cobrança do Plano de Saúde (Postal Saúde).
O indicativo ocorrerá no dia 07 pois é a data da próxima assembleia dos trabalhadores.
“Se não houver uma redução na cobrança do Plano de Saúde, em que a mensalidade seja calculada sobre o salário base, e o cumprimento do que foi acordado e assinado no ano passado, redução de 30% para 15% no compartilhamento, os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios irão deflagrar a Greve Geral Nacional”, diz trecho do documento obtido pela reportagem (veja no fim da matéria).
“A direção da empresa solicitou a prorrogação das negociações, no entanto, o Comando de Negociação da FENTECT argumentou que sempre seguiu o caminho do diálogo, e que no
atual processo negocial foi concedida dilatação no prazo diversas vezes”, traz outro trecho do documento.
Além da redução da cobrança do plano de saúde, os trabalhadores dos correios solicitam novos concurso, 70% das férias e aumento real dos salários.