Alguns irrigantes e agricultores de Várzeas, na cidade de Sousa, interditaram, no início da tarde desta sexta-feira (19), um trecho da BR-230, entre as cidades de Sousa e Aparecida, em protesto das recentes inundações.
O protesto é pelo fechamento das comportas do açude popularmente conhecido como Boqueirão de Piranhas, que tem causado grandes problemas à população e agricultores do Perímetro Irrigado de São Gonçalo e das Várzeas de Sousa.
Os agricultores alegam que o excesso de água que tem jorrado, devido a um buraco na barreira de areia da ensacadeira, tem destruído plantações de frutas e verduras, o que acarretará em um grande prejuízo.
Os trabalhadores agrícolas locais pedem por medidas concretas das autoridades competentes para lidar com a situação, buscando proteger suas lavouras e garantir a segurança das famílias afetadas pelo desastre.
Apesar das garantias do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) de que as recentes inundações nas Várzeas de Sousa/PB não estão ligadas às liberações do Açude Engenheiro Ávidos em Cajazeiras, os agricultores locais permanecem desacreditados e exigem explicações das autoridades sobre as enchentes.