
Paraíba - O setor de serviços na Paraíba – que reúne atividades como restaurantes, hotelaria, transportes, tecnologia da informação e telefonia –, voltou a crescer mais forte e apresentou alta de 8,7% em fevereiro, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo constatou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice paraibano ficou acima da média do País, que alcançou crescimento de 4,2%.
Na passagem de janeiro para fevereiro, o setor paraibano expandiu 5,2%, enquanto o país cresceu 0,8%. No primeiro bimestre deste ano, o avanço chegou a 4,6%.
SEGMENTOS QUE SE DESTACARAM – Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, mais de 63% dos 166 tipos de serviços investigados apresentaram crescimento em fevereiro. Entre os segmentos, estão o de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; outros serviços; e prestados às famílias. O IBGE divulgou também que o índice de atividades turísticas mostrou também expansão em fevereiro.
O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.
Assessoria