Nesta sexta-feira(30), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), sugeriu a possibilidade da Paraíba fazer parte da ferrovia Transnordestina. Entretanto, mesmo que o estado não estivesse incluído nos planos originais, Lula garantiu que a adesão pode ser feita, bastando apenas um consenso entre os governadores.
Nesse sentido, o estado do Rio Grande do Norte se encontra na mesma circunstância.
“Paraíba e Rio Grande do Norte não estavam no projeto original. Mas, se os governadores entenderem que é importante para o estado, não custa nada fazer a ligação,” declarou o presidente em entrevista.
Além disso, Lula abordou também, o desejo do Governo Federal em expandir o sistema ferroviário. A iniciativa parte do princípio de reduzir o “Custo Brasil”, o qual reúne uma série de despesas que elevam os preços da produção. O fator é considerado fundamental para a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.
A intenção principal, é que a ferrovia funcione como uma “espinha de peixe”, tendo a disposição, linhas transversais e verticais. O cruzamento destas assegura que produtos da indústria possam chegar de forma mais eficiente ao destino final.
A Transnordestina, projetada pelo Governo Federal em 2002, deveria ter sido concluída em 2016, porém, apenas 705 dos mais de 1.200 km planejados foram concluídos até agora.
A ferrovia visa facilitar o transporte de cargas entre os portos de Suape (PE) e Pecém (CE). Outros pontos como Eliseu Martins (PI) e Porto Franco (MA) compõe o trajeto. No entanto, atualmente apenas margeia a Paraíba e o Rio Grande do Norte.