Confira

Saúde e Educação realizam semana estadual de prevenção às arboviroses

Saúde e Educação realizam semana estadual de prevenção às arboviroses

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza a Semana Estadual de Prevenção às Arboviroses. A iniciativa visa mobilizar a população para a importância da prevenção contra doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A agenda teve início na segunda-feira (7) e se estende até esta sexta (11), com diversas ações realizadas em toda a Paraíba, envolvendo escolas, comunidades e agentes de saúde.

A programação inclui palestras, oficinas e campanhas para informar sobre os modos de transmissão das arboviroses e as medidas de prevenção que todos devem adotar, como a eliminação de locais que acumulam água, higienização de áreas internas e externas, bem como a limpeza de terrenos baldios e a utilização de repelentes. As ações, desenvolvidas em conjunto com as secretarias municipais de saúde, ainda incluem distribuição de material educativo e visitas domiciliares das equipes de vigilância em saúde para aplicação de inseticidas e combate a possíveis focos do Aedes aegypti.

Prevenção e Combate às Arboviroses

De acordo com a técnica responsável pelas Arboviroses da SES-PB, Carla Jaciara, além de focar na prevenção da dengue, zika,  chikungunya e febre de oropouche, a agenda intersetorial potencializa as ações de rotina de cada secretaria em seus respectivos municípios.

“A participação de todos os envolvidos nessa campanha é fundamental para que tenhamos êxito no combate às arboviroses. Todas as secretarias precisam programar e executar essas ações junto à população, para que os focos do vetor sejam eliminados de forma adequada, evitando a proliferação do mosquito”, frisou Carla ao destacar a importância da parceria entre a Saúde e a Educação para a promoção de um ambiente mais seguro e saudável.

Em 2025, no período de 1º de janeiro a 8 de abril, a Paraíba registrou 3.685 casos prováveis de arboviroses. Desse total, 2.750 são de dengue, 329 de chikungunya e 11 casos prováveis de zika. Também foram confirmados 595 casos de febre oropouche, uma arbovirose com sintomatologia semelhante à da dengue e chikungunya, transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, mais conhecido como maruim.

Ações Contínuas e Monitoramento

Monitoramento contínuo – A SES-PB realiza, junto aos municípios e às Gerências Regionais de Saúde,  uma série de ações com o objetivo de monitorar, supervisionar e assessorar as estratégias de combate e prevenção contra as arboviroses em todo o estado de forma contínua. Periodicamente são realizadas oficinas de qualificação e aplicação de inseticidas em pontos estratégicos para os Agentes de Controle de Endemia e Supervisores de Campo, ações de manejo clínico e agendas como “Dias D” de vacinação.