Servidores que atuam na Vara Única da Comarca de São José de Piranhas participaram do Curso para Formação de Conciliadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca. A capacitação, no formato presencial, ocorreu no dia 1º de fevereiro, na sala do Tribunal do Júri, do Fórum ‘Juiz Hamilton de Sousa Neves’ e foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), Cristiana Russo Lima da Silva.
O diretor do Fórum, juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim (atua na Vara Única), destacou a importância da formação pela participação maciça dos servidores, os quais aderiram ao curso com seriedade, conforme explicou. “Todos nós, da Vara Única de São José de Piranhas, estamos dispostos a trabalhar para que a solução pacífica de conflitos seja uma constante e uma principiologia, aplicando a capacitação recebida”, pontuou o magistrado, agradecendo, em especial, ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça e à professora Cristiana Russo.
Durante a capacitação, a professora Cristiana Russo explanou sobre o aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores, ressaltando que “pacificar conflito é muito mais que solucionar litígio, é promover a cultura do diálogo e da paz”.
Participaram do curso: Angelina Laila de Sousa; Arão Costa Miguel; Marcos Alberto Gonçalves; Genilda da Silva; Hisley de Souza; Israel de Souza Filho; Heraldo Costa; José Iremar Ribeiro; Eurenides Maria de Oliveira; Francisca Luzivânia Silva (gerente do Fórum); Maria de Fátima Miranda; Adma Maria Gomes; José Marcelo Gomes; Roberto Manoel da Silva (estagiário); Claudino Tiburtino de Sousa (voluntário) e Jessika Tavares (responsável pelo Centro de Audiências Virtuais (CEAV) da cidade de Bonito de Santa Fé).
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba