O Núcleo de Cidadania de Adolescentes, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas, através das secretarias de Esporte, Educação, Saúde e Assistência Social, realizou neste sábado, 20 de abril, na quadra poliesportiva Osmilton do Carmo Lima, do Estádio Marconi Cruz de Lacerda, o III TORNEIO DE FUTSAL FEMININO.
O evento é uma das ações do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), que vem sendo realizado anualmente desde 2022.
O objetivo do evento é incentivar e apoiar o “Empoderamento Feminino e a Promoção da Igualdade de Gênero”, temática sugerida pelo SELO UNICEF, nesta edição 2021-2024, levando à reflexão de que apesar dos avanços conquistados pelas mulheres, o debate ainda precisa existir para que seja desnaturalizado a desigualdade de gênero ainda existente e eliminando todas as formas de discriminação contra meninas, mulheres e outros gêneros, para assim garantir uma sociedade mais equilibrada.
Prestigiaram o evento o Prefeito Bal Lins, o secretário de Esporte, José Idomar de Sousa Bento, a articuladora municipal do Selo Unicef Maria Elivauma de Oliveira Fernandes, o vereadorEugênio Cavalcanti, o representante do CMDCA, Pedro Victor, ex-representante do NUCA, a coordenadora do evento Iaiza Almeida, membro do Nuca, além dos demais jovens do NUCA, a mobilizadora de Adolescentes, Rose Delfino e os três times de futsal feminino participantes do Campeonato: Fênix Cacaré, Real Cacaré e Academia Sports, acompanhados de suas torcidas.
O prefeito Bal Lins destacou a importância da valorização do Esporte feminino no município, para a promoção da Igualdade de Gênero e que o lugar da mulher é onde ela quiser, merecendo o mesmo reconhecimento e oportunidades. “Momentos como esse inspiram outras mulheres a superar desafios e perseguir seus sonhos dentro ou fora do campo”, disse Bal Lins.
Após a realização das partidas dos jogos, os times foram premiados com troféu, medalhas conforme a seguinte classificação: 1º lugar, Fênix Cacaré e 2º lugar, Academia Sports, além de brindes para todas e premiação para as 2melhores artilheira e as 2 melhores goleira. O evento teve todo o apoio logístico da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas, por meio da Intersetorialidade entre as Secretarias de Esporte, Ação Social, Saúde e Educação.
Durante a cerimônia de abertura a adolescente do NUCA, Paloma, fez a leitura de um pequeno texto de sua autoria que diz:
“Lugar de Mulher é onde ela quiser,
essa é a frase que faz o ouvido machista sangrar,
lugar de mulher é por trás de um tanque
é verdade nisso eu devo concordar,
mas por traz de um tanque de guerra,
pra gente fuzilar todo esse preconceito e machismo
que a gente cansa de escutar,
desde pequena nos dizem o que fazer,
como sentar, vestir, o que pensar e o que dizer.
A desigualdade está enraizada desde o início dos tempos
a gente vem conquistando lugares, mas não reconhecimentos
Então no campo da vida,
deixe a bola rolar e quando fizerem o gol
façam questão de bradar
Porque a feminilidade vive e lugar de mulheré em todo lugar”.
Resenha Polítika