A Rota Cultural Caminhos do Frio, evento que passa por várias cidades da região do Brejo da Paraíba com atividades culturais e turísticas, chegou a Matinhas nesta segunda-feira (15). Ferdinando Lucena, presidente da PBTUR, falou sobre a importância do evento “é um estímulo, é um incentivo a mais que a PBTUR, a Secretaria de Estado do Turismo, Governo do Estado, vem dando para potencializar, turbinar ainda mais o caminho do frio em 2024.
Miguel Ângelo, secretário de Turismo do Estado, ressaltou a união para a realização do “Caminhos do Frio”, ” a gente consegue observar governo, terceiro setor, a própria IGR que é muito organizada também do Brejo, que é modelo nacional, e também as prefeituras se unem em torno de um projeto, o resultado é muito positivo. Eu particularmente, eu acredito muito nessa pauta, eu acredito muito na governança, eu acredito muito de projetos que são construídos coletivamente”, enfatizou.
Investimento pode chegar a 650 mil reais
O secretário destacou que o investimento para a realização do Caminhos do Frio pode chegar a 650 mil reais.
O governo do Estado, esse ano, através da Secretaria de Cultura, Bernão, com o secretário Pedro, investe cerca de 650 mil reais, valor varia muito de cada município, porque a prefeitura também tem uma contrapartida, geralmente esses investimentos são muito altos, mas os números em termos de município a gente não consegue mesurar porque há uma variação entre, por exemplo, o município de Matinhas, o município de Areias, os investimentos são diferentes. Porque também vão muito do próprio orçamento de cada município. Geralmente é proporcional o orçamento do município.
Programação segue até 21 de julho no município
A programação segue no município até o dia 21 de julho. A Rota Cultural Caminhos do Frio está em sua 19ª edição. Todos os anos, o evento passa pelas cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova com cultura, gastronomia e outras atividades turísticas.
Evento conta com shows, oficinas e exposições
A programação conta com atividades como shows musicais, oficinas, exposições e feirinhas de artesanato. Entre as atrações confirmadas na programação musical está Waldonys, que se apresenta no dia 19 de julho. Depois de Matinhas, a cidade de Solânea deve receber o evento.