A Paraíba é o estado mais competitivo da região Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Seall e Tendências Consultoria. Todos os resultados do levantamento foram apresentados em evento nesta quarta-feira (21) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
O governador João Azevêdo (PSB) esteve presente para receber a premiação e foi destacado ao lado dos governadores Rafael Fonteles (Piauí), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Wilson Lima (Amazonas) na mesma área de avaliação, a de Competitividade no Setor Público.
A nível geral, a Paraíba está 12º lugar no ranking nacional. O desempenho de cada estado é avaliado por pilares estratégicos. Outros grandes destaques da Paraíba foram em Infraestrutura e Segurança Pública.
A título de comparação, o Ceará está em 14º lugar na lista nacional e em segundo na regional. Na sequência está Alagoas, que aparece na 17º colocação no ranking geral. e terceiro no Nordeste.
Sergipe (18º), Pernambuco (19º), Piauí (20º), Bahia (22º), Maranhão (23º) e Rio Grande do Norte (24º) completam a lista de estados nordestinos.
O ranking
Na décima terceira edição consecutiva do Ranking de Competitividade dos Estados, a avaliação das 27 unidades federativas foi feita a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Ranking de Sustentabilidade dos Estados
Realizado pelo CLP pelo terceiro ano consecutivo, o Ranking de Sustentabilidade dos Estados é uma adaptação do Ranking de Competitividade dos Estados, sendo elaborado a partir de 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e 169 metas da ONU e critérios ESG (Environmental, Social and Governance), chancelados pela União Europeia.
Nesse levantamento, no Nordeste, a Paraíba também esteve na melhor posição: Paraíba (13º), Ceará (14º), Pernambuco (16º), Sergipe (19º), Alagoas (20º), Rio Grande do Norte (22º), Bahia (23º), Maranhão (24º) e Piauí (26º).
Sobre o CLP
O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.