Referência

Ranking internacional aponta UFPB como uma das melhores universidades do Norte-Nordeste

Foto: Divulgação/UFPB
Foto: Divulgação/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das universidades mais bem avaliadas do Norte-Nordeste, segundo edição de 2024 do CWTS Leiden Ranking publicado em julho deste ano.

A UFPB é destaque na categoria que abrange os indicadores relacionados a impacto científico, colaboração e acesso aberto. A instituição conquistou, em cada um deles, o 5º lugar entre as melhores universidades do Norte-Nordeste. Na categoria relacionada à diversidade de gênero, a UFPB é a 6ª melhor instituição das duas regiões. 

Já em âmbito nacional, a UFPB ocupa o 20º lugar em impacto científico, colaboração e acesso aberto, subindo uma posição nessas categorias, em relação à edição do ano passado. Se considerada a categoria diversidade de gênero, a UFPB ocupa o 24º lugar. A lista nacional, em todas as suas subdivisões, é liderada pela Universidade de São Paulo (USP). 

No indicador de Impacto Científico, a UFPB ocupa a 26ª posição na América do Sul e 844ª no mundo. Em termos de Colaboração, a Universidade também está na 26ª posição na América do Sul e 828ª no mundo. Já em se tratando de Acesso Livre, a Instituição mantém as mesmas posições do indicador anterior. Por fim, no indicador de Diversidade de Gênero, a UFPB se encontra em 29º lugar na América do Sul e 701º no mundo.  

No ranking estão listadas 9 universidades do Norte-Nordeste, 38 brasileiras, 52 sul-americanas e cerca de 1.500 de todo o mundo. 

O ranking é produzido pelo Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, na Holanda. Três fatores são avaliados para a classificação: número de publicações científicas atreladas às universidades no período de 2019 a 2022; quantidade dessas publicações que pertencem ao top 10% de suas áreas do conhecimento; e a proporção entre o primeiro e o segundo fator.

O CWTS Leiden Ranking utiliza artigos de periódicos científicos, atualmente extraídos do banco de dados Web of Science, como principal fonte para elaboração da classificação. A instituição considera apenas um subconjunto de publicações, às quais se refere como publicações principais. Para ser assim classificada, uma publicação deve integrar alguns índices, como o Science Citation Index Expanded, o Social Sciences Citation Index ou o Arts & Humanities Citation Index, e satisfazer critérios como escrita em inglês, autoria explícita, publicação em periódico de referência, dentre outros. 

T5