A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, está representando o Bioma Caatinga por meio do Consórcio Brasil Verde na maior conferência do segmento de sustentabilidade no país, o ‘Sustentabilidade Brasil’. Durante a conferência, a secretária destacou a importância de debater questões como mudanças climáticas e a necessidade de atuação conjunta.
‘Um evento extremamente importante, onde estamos tratando de mudanças climáticas. Como a mudança climática é um tema relevante, precisamos atuar conjuntamente. O Consórcio Brasil Verde tem desempenhado esse papel com primor. Tenho absoluta certeza de que essas interações e objetivos comuns resultarão em ações concretas para nossa sociedade, nossos estados e, efetivamente, para o meio ambiente’, pontuou a secretária.
O evento, que acontece até amanhã (27) no Espírito Santo, reúne líderes, autoridades, especialistas e pessoas engajadas em promover soluções e boas práticas para o futuro do Brasil, com foco na sustentabilidade.
Sustentabilidade na Caatinga:
O Bioma Caatinga abrange um espaço territorial de 734.478 km², representando cerca de 11% do território do Brasil. Esse bioma é considerado único, pois é exclusivamente brasileiro. Para promover a sustentabilidade na Caatinga, é fundamental focar em ações que garantam segurança hídrica e alimentar, além de desenvolver uma matriz energética industrial e domiciliar mais sustentável. Vale ressaltar que a vegetação da Caatinga se destaca por sua eficiência na captura de carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
Assessoria