Governo da Paraíba

Primeira-dama do Estado participa de entrega de sala multissensorial do Centro de Atendimento ao Autista e destaca compromisso do Governo com a inclusão

Primeira-dama do Estado participa de entrega de sala multissensorial do Centro de Atendimento ao Autista e destaca compromisso do Governo com a inclusão

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, participou, na manhã, desta terça-feira (15), em João Pessoa, da entrega da sala multissensorial do Centro de Atendimento ao Autista (CCA), o primeiro equipamento da Paraíba — foram entregues, ainda, a sala de musicoterapia e de habilidades motoras, iniciativas fundamentais no desenvolvimento dos 400 usuários do CAA, gerenciado pela Missão Resgate em convênio com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). 

A importância da sala multissensorial está em estimular nas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sensíveis a barulhos e à luz, por exemplo, o desenvolvimento dos sentidos, melhorando de maneira significativa a qualidade de vida dos usuários do CAA — aliviar a sobrecarga sensorial, evitando crises emocionais, quase sempre acompanhadas de agressividade, são os benefícios mais imediatos. 

Durante a inauguração, Ana Maria Lins externou sentimento de felicidade e destacou os avanços do Governo da Paraíba na inclusão. “Hoje é um dia muito feliz, em que se dá um grande passo para o desenvolvimento dessas crianças, o que vai resultar naquilo que todos nós queremos e que é a razão de ser de cada investimento, de cada esforço do Governo: a inclusão. Com inclusão, ganham as crianças, seus pais e toda a sociedade”, afirmou a primeira-dama. 

“A sala multissensorial é a primeira da Paraíba, e é a prova da gestão inclusiva do governador João Azevêdo. Além de um dia feliz, hoje também é um dia histórico, que ganha ainda mais importância quando a gente pensa nos benefícios que esse espaço vai trazer para essas crianças. E um dia histórico, cheio de bons propósitos, é para ser comemorado”, observou Ana Maria Lins, lembrando que todas essas conquistas ocorrem no mês da criança.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, disse que a entrega dos equipamentos do CAA mostra o quanto o Governo da Paraíba tem compromisso com a inclusão. “É um governo de muito compromisso social, e hoje é mais um dia em que esse compromisso fica registrado, com a entrega desse grande equipamento, que é a sala multissensorial do CAA. Queremos agora é que esse padrão, que está sendo ofertado aqui, seja ampliado”, comentou.

Para a presidente da Fundação Apoio Integrado à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão, a primeira sala multissensorial da Paraíba é um avanço. “Além disso, mostra o quanto a gestão do governador João Azevêdo dá importância à qualidade de vida das pessoas autistas. A gente sabe que a parte sensorial é extremamente importante, e uma sala como essa vai ajudar nos processos de terapia, de desenvolvimento dessas crianças de forma mais ampla e mais integral, e vem se somar a outros equipamentos do Governo do Estado, que dão boas respostas ao atendimento terapêutico das pessoas autistas”, destacou. 

Um dia histórico feito a muitas mãos, a exemplo da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Humano e a do Sistema Penitenciário (Seap), que, por meio de projetos de ressocialização, como o Novo Tempo, cedeu a mão de obra, como explicou o secretário João Alves. “É com muita alegria que nós, que fazemos a Seap, vemos um dia como esse. É inclusão de ambos os lados: a Seap, que cedeu a mão de obra e deu oportunidade de ressocialização aos nossos reeducandos, e também a entrega desse espaço, com equipamentos que alguns de nós nem sabíamos que existiam”, disse na ocasião, acompanhado também pelo gerente-executivo de Ressocialização da Seap, João Rosas. 

A coordenadora do CAA, Valquíria Uchoa, enalteceu a prontidão com que foi aceita a proposta de se equipar a sala multissensorial. “Quando levamos a proposta até a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, de imediato foi aceita. Logo que o processo foi efetivado, começamos a compra dos equipamentos. Essa é a primeira sala multissensorial do Estado da Paraíba — nem nas clínicas particulares tem esse equipamento. Esse dia representa uma grande conquista para o Centro de Atendimento ao Autista, porque vamos oferecer uma melhor qualidade de vida e possibilidade de inclusão às crianças que fazem parte do CAA”, comemorou, agradecendo a interlocução que tem o Governo do Estado, ponte reforçada pela primeira-dama Ana Maria Lins.

Superação — A primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins,  aproveitou a oportunidade para conhecer instalações recentes do Centro do Atendimento ao Autista de João Pessoa e conversar com pais e mães de usuários, ocasião em que ouviu histórias de superação, vindas de quem, por amor, resistiu a uma série de obstáculos.

Histórias como a da autônoma Josimaire Oliveira, mãe de Leonardo, de 16 anos. “Quando as pessoas dizem que o meu filho nem parece autista, isso me enche de orgulho e, ao mesmo tempo, faz eu me lembrar de todo o processo pra chegar até aqui. Hoje meu filho já fala, já tem um equilíbrio melhor. Quando cheguei aqui no CAA, com todos esses serviços juntos, vi meu filho melhorar ainda mais”, disse.

“Eu nem conseguia falar nem andar. E agora consigo falar, ler, fazer as coisas. Graças ao CAA, que me ajudou muito e o esforço da minha mãe que ela fez”, contou o promissor Leonardo, em uma breve conversa com a primeira-dama. 

Mãe de Paulo Henrique, de quatro anos, a manicure Jéssica Dantas também acompanha com alegria a evolução do filho. “Depois que ele chegou no CAA, o meu filho evoluiu muito, se adaptou — é tanto que ele só vai embora chorando. E eu tenho certeza que isso é fruto de todo esse espaço equipado. Diziam que o meu filho não ia falar; hoje ele fala perfeitamente pra idade dele”, concluiu. 

A inauguração das salas multissensorial, de musicoterapia e de psicomotricidade (habilidades motoras) vem se somar a vários serviços que o Centro de Atendimento Ao Autista, do Governo do Estado, oferece: serviço social, fonoterapia, fisioterapia, nutrição e terapia alimentar, além de uma rede de apoio.

Secom-PB