A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Saúde juntamente com a Coordenação de Vigilância, realizou na manhã da última terça-feira (17), uma vacinação extra contra a raiva animal, com a finalidade de imunizar todos os cães e gatos da cidade, já que são os principais transmissores da doença e a vacina é a única forma de prevenção.
“Promovemos um dia extra de vacinação antirrábica com a intenção de imunizar o máximo de animais evitando a circulação da doença dentro do nosso município”, disse o prefeito Berg Lima. “A nossa equipe também prestou orientações sobre a doença que dificilmente tem cura, como também orientou as pessoas para que não abandonem seus animais”, finalizou.
A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. A transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhões ou lambidas.
“Nossa equipe trabalhou muito para garantir a imunização dos cães e gatos, para que os bichinhos da nossa cidade ficassem protegidos do vírus da raiva e, assim não adquirir essa doença contagiosa e que tanto maltrata”, afirmou o Secretário de Saúde, Gilliard Abrantes.
Fonte: Secom Bayeux
Créditos: Secom Bayeux