
Patos - A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos, por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito em parceria com a Maravilha Motos, realizou nesta quinta-feira, 24, uma ação educativa com foco na conscientização sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
A atividade contou com a utilização dos óculos simulador de embriaguez, ferramenta que proporciona aos participantes uma experiência realista dos efeitos da ingestão de álcool sobre a percepção e os reflexos.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, o momento teve como objetivo mostrar, na prática, como o álcool compromete significativamente a coordenação motora e a capacidade de reação.
“A ideia é conscientizar, é chamar a atenção dos motoristas, dos motociclistas, da população de uma ordem geral para que os mesmos sejam educados, sejam conscientes no trânsito. Nós sabemos que o número de sinistros vem aumentando de forma significativa. Então esse trabalho de educação para o trânsito, que é esse trânsito, vem desenvolvendo para alertar você, motorista, alertar você, motociclista, para que respeite a norma de trânsito”, explicou.
Elucinaldo ainda falou que durante o mês de maio, que será trabalhado a campanha Maio Amarelo, a superintendência irá realizar diversas ações utilizando os equipamentos para a conscientização da população.
O auxiliar de suporte da empresa Maravilha Motos, Eric Santana destacou a importância da ação para que os condutores e a população possam ver como o álcool e direção não combinam e que qualquer descuido pode ser fatal.
“Se for beber, não pegue no volante e nem pegue uma moto para dirigir, porque é uma sensação muito ruim mesmo. E o teste aqui foi bem real. A gente vê que você não tem controle de sua vida, de suas atitudes. A gente tem que orientar e mostrar para eles que não combina”, disse.
Durante a ação, os agentes de educação de trânsito da STTRANS convidaram clientes e funcionários a experimentarem os óculos e realizarem tarefas simples, como caminhar em linha reta ou desviar de obstáculos.
Secom – Prefeitura de Patos