A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Executiva de Juventude e Lazer, lançou na manhã desta quinta-feira (16), na Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, no bairro Monte Castelo, o Programa Futuro Jovem, que conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria Municipal, por meio do Projeto Direito da Gente.
A solenidade de abertura do Programa contou com a participação de Felipe Gomes – secretário executivo de Juventude e Lazer, Alexsandro Lacerda – procurador do Município, Adriana Carneiro – secretária de Educação, Jacob Souto – vice-prefeito de Patos, Joana Mércia Vieira Cavalcante – diretora da Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, José Oberto – Assistente Social da Escola Municipal Monsenhor Manoel Vieira, equipes e alunos da Escola.
A aula inaugural do Projeto Direito da Gente aconteceu na quadra esportiva da referida Escola, e foi ministrada pelo advogado Joelmy Dantas, da Procuradoria do Município.
Esta primeira aula teve como tema o Estatuto da Juventude, e foi ministrada para 8 turmas formadas por alunos do 8º e 9º Anos. Joelmy Dantas ressalta que o momento buscou conscientizar os jovens sobre seus direitos e deveres em sociedade, de modo que possam interferir de forma produtiva e construtiva.
Gleyce Rodrigues, aluna do 9º Ano, disse que o mais importante da ação é a oportunidade de abrir espaço para que os adolescentes e jovens despertem a consciência de que devem opinar e participar das decisões em sociedade, visando um futuro melhor.
O secretário de Juventude e Lazer, Felipe Gomes, que lançou a iniciativa do Programa Futuro Jovem, enfatiza que essa é a primeira parceria com a Educação e a Procuradoria, e que muitas outras vão acontecer nas demais escolas.
Sobre o Projeto Direito da Gente, da Procuradoria, o secretário considera de suma importância para o público jovem, principalmente para despertar interesse por mais conhecimento, e ainda estimular a escolha profissional de alguns alunos.
Alexsandro Lacerda, procurador do município, frisa que a partir desta aula inaugural, a tendência é que o Programa Futuro Jovem trabalhe outras temáticas sociais importantes para melhorar a realidade dos alunos, na convivência com os familiares, com a escola e com o bairro onde residem.
A secretária de Educação, Adriana Carneiro, destaca que a reflexão da primeira aula conseguiu mostrar a importância de conscientizar os alunos sobre seus direitos e deveres, principalmente para uma clientela que precisa cada vez mais de conhecimento e informação.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba