sessão especial

Programa PAI é destaque em Sessão Especial sobre a Primeira Infância como Prioridade Absoluta na Assembleia Legislativa PB

A cidade de Patos foi premiada nacionalmente como “A Capital da Primeira Infância” em Sessão Especial na tarde desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa da Paraíba, pela Implantação do Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI, que completa nesta data 2 anos de criação.

Foto: divulgação

A cidade de Patos foi premiada nacionalmente como “A Capital da Primeira Infância” em Sessão Especial na tarde desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa da Paraíba, pela Implantação do Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI, que completa nesta data 2 anos de criação.

A lei federal 14.617 sancionada em julho de 2023, instituiu agosto como o Mês da Primeira Infância no Brasil com o objetivo de incentivar estados, municípios e distritos a realizarem ações voltadas à valorização e proteção de crianças de 0 a 6 anos, e a Capital do Sertão foi destaque nacional por suas atividades e serviços em direcionados ao desenvolvimento infantil.

De autoria da deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), a sessão especial foi prestigiada por autoridades da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, juristas, deputados estaduais, federais, prefeitos, gestores municipais, vereadores e entidades não governamentais.

“Eu quando estava prefeita comecei a me movimentar para mostra a sociedade a importância de você ter uma atenção especial para as crianças de 0 a 6 anos, e realmente em Patos nós fizemos um trabalho muito bonito, o prefeito Nabor agora assumiu e continuou com ele, com mais crescimento, com mais informação, esse cuidado com a primeira infância que está se tornando um trabalho nacional”, expressou a deputada.

Entre as autoridades, o desembargador e coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Dr. Romero Fonseca esteve prestigiando a sessão, ressaltando a importância de debater a primeira infância, e parabenizando mais uma vez as iniciativas da gestão municipal pelo cuidado que vem sendo empregado.

“A iniciativa da propositura perante o Tribunal de Justiça da Paraíba foi para chamar atenção e parabenizar o município de Patos, nas pessoas do prefeito Nabor Wanderley e Helena Wanderley pela iniciativa do seminário para discutir no Pacto Nacional da Primeira Infância nós discutirmos a questão da entrega protetiva. E hoje aqui, nós estamos numa audiência pública em que estão praticamente todos os órgãos envolvidos na questão da infância e juventude no estado da Paraíba para que nós voltemos a discutir que isso são medidas importantes”, ressaltou Romero.

Patos tornou-se cidade referencial na implantação de políticas públicas para a infância, e o prefeito Nabor Wanderley externa a gratidão pelo reconhecimento de todo trabalho realizado em prol das crianças patoenses.

“Esse cuidado que a gente está tendo com as crianças através do Programa PAI, eu digo sempre que a gente entra nos lares cuidando do maior patrimônio que pode ter dentro de cada lar, de cada família, que são os nossos filhos, e esse carinho, esse amor e atenção que a gente dedica está dando resultado altamente positivo, que além da criação do vínculo afetivo mãe e filho, a gente está proporcionando a essa criança que ela vai crescer com saúde, com responsabilidade e usufruindo verdadeiramente da sua cidadania”, disse.

Diversas autoridades estiveram prestigiando a sessão, entre eles, o Juiz de direito do Tribunal de Justiça da Paraíba Hugo Zaher, que em sessão solene nesta quinta-feira recebeu oficialmente o Título de Cidadão do Estado da Paraíba; os secretários de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Articulação Social de Patos, Helena Wanderley, Adriana Carneiro, Leônidas Dias, Sávio Salvador; a presidente da Câmara Municipal Tide Eduardo; o gerente da Sexta Regional de Saúde, José Francisco (Zeca), vereadores e profissionais de redes socioassistenciais patoenses, representantes do Ministério Público da Paraíba e imprensa.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba