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Procon/Patos orienta consumidor na compra de presentes para o dia das crianças

Com a preparação do comércio para o dia das crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, o Procon/Patos publicou, nesta segunda-feira, dia 09 de Outubro, orientações para aquisição de brinquedos e mimos.

Com a preparação do comércio para o dia das crianças, comemorado no dia 12 de Outubro, o Procon/Patos publicou, nesta segunda-feira, dia 09 de Outubro, orientações para aquisição de brinquedos e mimos.

Sendo assim, o consumidor deve ficar atento aos produtos com relação a defeito de fabricação, política de troca na compra pela internet e loja física, além da exigência de nota fiscal.

Troca de produto

A troca do produto só é obrigatória se ele apresentar algum defeito de fábrica. Fora isso, o consumidor deve seguir a política de troca do estabelecimento. As exceções são para as compras feitas fora do estabelecimento comercial, a exemplo de vendas feitas pelo whatsApp e internet. Com isso, o consumidor tem direito ao arrependimento; o prazo é de 7 dias para desistência da compra, devolução do produto e ressarcimento. Caso tenha ocorrido algum pagamento de entrega, esse também deverá ser devolvido.

Vestuários

Também se aplica a política de troca de acordo com o estabelecimento, salvo nos casos que inutilize ou faça o valor do produto cair. Nesse caso, a empresa é obrigada a fazer a substituição do produto.

Validade

É preciso que o consumidor fique atento ao prazo de validade das massinhas de modelar, pois são os produtos que as crianças têm sempre contato direto.

“Importante também verificar se todos os brinquedos apresentam o selo do INMETRO que atesta a qualidade do produto que está sendo adquirido naquele momento”, alertou o secretário do Procon, Ítalo Torres.

No último dia 6 de outubro, o Procon/Patos divulgou uma pesquisa de preço de brinquedos e jogos para que o consumidor possa ter economia nesse momento de escolha para presentear a criança.

“O nosso Procon está atento fiscalizando preço, fiscalizando qualidade, atendimento e validade dos produtos. Então, se o consumidor tiver algum problema, algum entrave, pode nos procurar aqui, a nossa equipe de fiscalização está aposta para poder auxiliar o consumidor, pois aqui sempre buscamos a resolutividade do problema”, finalizou Ítalo.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba