A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou nesta segunda-feira, 07, uma capacitação sobre o Guia de Visitas Domiciliares – GVD para os visitadores, supervisores e coordenação do Programa Criança Feliz.
Cerca de 25 visitadores e 4 supervisores, além de 4 supervisores do Programa Criança Feliz da cidade de Campina Grande participam da formação e tem como objetivo capacitar os profissionais sobre as diretrizes e estratégias adotadas no programa que busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.
A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, destacou a importância da capacitação para o aprimoramento dos trabalhos que são realizados pelos visitadores com as famílias que são cadastradas no Programa Criança Feliz.
“Essa formação é muito importante para que a gente comece o ano levando mais qualidade, mais atenção e tirando as dúvidas de como fazer melhor as políticas públicas chegarem às famílias mais vulneráveis e abrindo portas para que a gente possa levar outras políticas públicas dentro do Programa Criança Feliz e fazer toda uma interação com a saúde e educação”, relatou.
A capacitação acontecerá durante toda a semana e as atividades serão mediadas pela assessora em formação do Ministério da Cidadania, Kênia Fontoura, que falou sobre os objetivos da capacitação, que é de extrema necessidade para o início dos trabalhos junto às famílias.
“Essa metodologia se faz necessária para que o visitador e o supervisor possam ir aos territórios muito mais imbuídos, com mais conhecimentos sobre como levar orientação para essa família, de que forma poder trabalhar dentro da condição que essa família oferece, respeitando sempre uma lógica e a singularidade de cada família”, comentou.
O Programa Criança Feliz tem suas ações realizadas por meio de visitas domiciliares às famílias e tem como foco a intervenção no contexto familiar e social, atentando para necessidades com o cuidado das crianças na primeira infância.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba